quarta-feira, 2 de maio de 2012

Acabe com as pontas duplas

Dizem por aí que o cabelo é o cartão de visitas e a moldura do rosto das mulheres. Não tem nada pior do que estar infeliz com as madeixas. São vários os motivos que fazem as mulheres perder a paciência com o cabelo.

Um problema, em especial, atormenta as mulheres de tempo em tempo: as pontas duplas. Elas aparecem pelos mais variados motivos: poluição, vento, radiação solar. Eles destroem a cutícula, que é a parte externa do fio, e, com isso, ele acaba se partindo em dois (ou em três, ou em quatro…). A verdade é que, depois que os fios chegaram a esse ponto, só existe uma solução: cortar.

Mas se você não quer uma mudança muito radical, pode seguir algumas dicas que vão evitar que as pontas duplas se propaguem.



Por que eu tenho?

As pontas duplas, triplas ou até quádruplas (sim, existe isso!) aparecem quando a cutícula, a parte externa do fio, se parte em duas, três ou até quatro partes. Elas acontecem quando você abusa de tratamentos químicos (coloração, progressiva, relaxamento, tintura), do secador e da chapinha. Os fatores naturais, como sol e o mar, também colaboram.

Patrulha de casa

Você não pode esquecer alguns cuidados básicos, como fazer uma hidratação semanal caseira e pentear os fios no banho, de preferência. O ideal é passar óleo de argan ou protetor térmico toda vez (mesmo!) que for usar a chapinha e o secador.



Vou ter que cortar o cabelo?

Notícia ruim: vai sim. Mas isso não significa um corte supercurto. Hoje em dia, existe uma técnica chamada bordado, que elimina as pontas duplas sem tirar mais de 1 cm do comprimento. Geralmente, é feita com o cabelo seco para o profissional ver exatamente quais fios estão mais estragados. Custa R$ 180, em média.

E o reparador de pontas?


Quer saber se ele funciona? A curto prazo, sim. Os reparadores com silicone e queratina e os leave-ins são recursos de emergência. Eles até camuflam as pontas separadas, pois funcionam como uma cola, mas a mágica acaba na lavagem.


Pare agora!

1. De encostar o secador nos fios (respeite o limite de 20 cm) ou passar a chapinha várias vezes na mesma mecha. É pecado!

2. De tirar as pontas duplas com a tesourinha do estojo ou com as próprias mãos porque vai deixar o cabelo ainda mais sensível.

3. De escovar os fios molhados. Procure usar um pente com dentes largos e sempre comece a desembaraçar de baixo para cima. Tem que ter paciência!

4. De visitar o salão apenas uma vez ao ano. Você pode, sim, manter as madeixas longas (e bem mais fortes) cortando apenas as pontinhas de três em três meses.

Fonte: SOS Cabelos



Nenhum comentário: