Compostos superpoderosos
Com experimentação, os especialistas chegaram a combinações que controlam a descamação sem agredir o couro cabeludo. "Existem fórmulas que fazem uma espécie de peeling no couro. Esse processo pode ser químico, à base de ácido salicílico, ou físico, com o uso de microesferas de polietileno, que, a partir do contato, removem as células, sem machucar", diz Vânia Leite, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia.
Outra ação importante do cosmético é a diminuição da contagem de fungos causadores da caspa. Para isso, são utilizadas substâncias como piritionato de zinco, sulfeto de selênio e piroctoneolamina. Apesar de combater os microorganismos, a coceira e participar do controle na produção de sebo, elas entram nas formulações em quantidade equilibrada, para não ressecar os fios.
Valor agregado
As consumidoras estão cada vez mais exigentes e tratar de um problema sem oferecer um benefício extra, é coisa do passado. "À fórmula foram acrescidas matérias-primas que propiciam um efeito sensorial mais agradável e que também favorecem o cabelo", ressalta. A segmentação é outra tendência. Os produtos anticaspa, agora, respondem à linhas completas.Você escolhe de acordo com seu tipo de cabelo: seco, misto, oleoso, tingido etc.
Conheça a seguir algumas substâncias que compõem as novas fórmulas dos xampus anticaspa e suas funções:
Silicones e polímeros: formam um filme protetor, melhoram a penteabilidade dos cabelos e suavizam a irritabilidade provocada pelos detergentes do xampu.
Gomas quaternizadas: têm efeito hidratante, condicionante e antiestático, que combate o frizz.
Proteínas, vitaminas e minerais: auxiliam na nutrição dos fios, garantindo uma aparência saudável.
Tensoativos tecnológicos: proporcionam uma limpeza profunda, sem agredir o cabelo e o couro cabeludo.
Fragrâncias: os xampus anticaspa do passado tinham aspecto e até cheiro de remédio. Hoje, contém extratos vegetais e fragrâncias que proporcionam um perfume agradável.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário