Os cabelos curtos também podem investir em luzes para transformar o estilo das madeixas. Se com os longos, os pontos de luz e técnicas mais marcantes se destacam na extensão dos fios, como as californianas e o ombré, para os fios no estilo pixie, 'joãozinho' ou chanel, as tonalidades mais claras destacam, criam profundidade e mudam o visual de quem adota. Inspire-se nas famosas que, além de ousar no corte, também adotaram a técnica de clarear algumas mechas para dar charme às suas madeixas mais curtas.
Corte atrasado
Ficar pensando se vai ou não cortar os cabelos ou protelar para aparar as pontinhas não é para quem adotou fios curtos. “Esse tipo de cabelo perde o corte com muita facilidade, os fios vão crescendo e ficam mais volumosos”, diz a cabeleireira Margareth Soares, do Werner Dias Ferreira, do Rio de Janeiro. Ir ao salão mensalmente ou no máximo em um mês e meio é fundamental para que os fios não fiquem desestruturados e com cara de desleixo ou ainda que a franja não fique caindo nos olhos, como no caso da atriz Anne Hathaway.
Coloração em dia
Nos fios curtos ou longos, a coloração precisa ser mantida em dia. Nos curtos, o problema é que os fios ganham aspecto bicolor muito rapidamente. Caso seja essa a intenção, é preciso cuidar do aspecto, como faz a apresentadora Ana Maria Braga. Se não for seu caso, siga a dica do especialista Daniel Oliveira, da Ophicina do Cabelo, e invista em luzes, que necessitam de retoques menos frequentes. Mas com uma ressalva: “as luzes não servem para cobrir cabelos brancos, apenas dão uma ilusão que escondem os grisalhos”, afirma o especialista.
Descuidar da hidratação
Todo cabelo precisa de uma boa hidratação, de pelo menos 15 em 15 dias. Os curtinhos necessitam de cuidados especiais para evitar o ressecamento, como mostra a atriz australiana Portia de Rossi. “Evite produtos hidratantes que contenham silicone, pois vão aumentar ainda mais a oleosidade dos fios”, garante Edy Clemente, hairstylist do Werner Coiffeur Botafogo.
Evitar alisamentos
A terapeuta capilar Marina Marques, do Crystal Hair, não indica fazer processos químicos como escova progressiva ou definitiva. “O produto pode tocar no couro cabeludo e queimá-lo, fazendo com que descame”, alerta ela. Marina ainda dá outro motivo para evitar esse tipo de procedimento: “essas escovas costumam deixar as pontas dos cabelos arrepiados, mudando completamente o corte e visual”, finaliza a terapeuta. A atriz Zoe Kravitz exemplifica bem o caso.
Formato de rosto inadequado
Apesar de não existirem regras para escolher um corte curto ou longo, especialistas em imagem recomendam analisar o formato do rosto. "Em geral, a sugestão é colocar volume onde falta e tirar de onde já tem", explica a consultora de imagem Fernanda Doná. A atriz Tilda Swinton, por exemplo, que tem o rosto muito fino e costuma usar mais volume no alto da cabeça, poderia 'preencher' as laterais da cabeça com os fios.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário