A última proposta em mechas são luzes finas e discretas. “O
ideal é você
olhar para o cabelo todo e não saber
onde elas começam ou terminam”, diz o
cabeleireiro Eron Araújo, do salão Blend, em São Paulo. O intuito é apenas
iluminar o tom natural dos fios, sem radicalismos. “O look atual
definitivamente não mostra um contraste evidente
entre raiz, comprimento e pontas”, completa o colorista Juha Antero, do salão M.G Hair Design, em São Paulo.
Como é a técnica
Ela depende muito do gosto do profissional, do efeito exato
que ele quer dar para o seu cabelo e da sua cor natural. A seguir, conheça os
meios mais usados para obter mechas invisíveis:
Zigue-Zague
Para evitar que as luzes fiquem marcadas, Eron divide o
cabelo em zigue-zague, partindo da raiz. Dessa forma, os fios claros se
misturam homogeneamente aos naturais.
Diagonal
A técnica separa mechas bem fininhas feitas na diagonal, de
cima para baixo da cabeça. “É um outro
jeito de não deixar as luzes simétricas e obter um caimento mais natural”, diz Eron.
Marmorização
É usada principalmente nos cabelos mais escuros para
amenizar o contraste entre o tom natural e as mechas. “Primeiro, tingimos o
fundo de uma cor um pouco mais clara para só depois fazer os reflexos”, diz o
cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W.
Em camadas
Juha Antero opta por fazer mechas de diferentes espessuras e
em lugares estratégicos. Por exemplo: na risca, as luzes são bem fininhas e, na
parte de dentro do cabelo, que é mais escondida, ele faz mechas um pouco mais
grossas, sempre usando o princípio de que as luzes devem se mesclar
naturalmente aos fios que não recebem descolorante ou tintura.
Morenas
Para um visual bem natural, a dica do cabeleireiro Wanderley
Nunes é clarear o fundo primeiro e, depois, puxar mechas até dois tons mais
claros em todo o cabelo. Se for usada tintura, as nuances ideais vão depender
da cor de fundo original mas, de modo geral, mel, caramelo e castanho-claro são
boas opções, diferentemente do loiro-dourado ou platinado. Os reflexos devem
vir desde o topo da cabeça, mas dois ou três dedos de raiz podem ficar com o
tom natural. Assim, você ainda evita ter de fazer retoques com muita
frequência.
Ruivas
O tom das mechas deve passar longe do loiro-platinado ou
acinzentado demais. As luzes, para quem tem cabelo com variações de vermelho,
são puxadas para o dourado-cobreado. Para não ficar artificial, a dica é criar
um fundo cobre antes de iluminar com as mechas. “Fica sofisticado e vai muito
bem especialmente para quem tem pele clarinha”, diz o cabeleireiro Ton Reis.
Loiras
Se a proposta é seguir a tendência, as luzes "nesse tom
ficam melhores se feitas por quem é naturalmente loira ou tem fios tingidos
dessa cor. Afinal, com o cabelo escuro, é impossível não haver um contraste
evidente entre o fundo e as mechas. A vantagem é
que o loiro permite uma mistura de até três nuances de luzes, o que possibilita alcançar vários efeitos”, afirma Juha Antero. Quer chegar ao loiro-platinado? Ele
sugere clarear alguns pontos com um ou dois tons abaixo do original e mesclar
outras mechas fininhas ainda mais claras - a raiz pode até ficar mais escura do
que as pontas desde que a diferença seja discreta.
A atriz Angelia Jolie é adepta da técnica suave e discreta |
Fonte: MdeMulher
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