quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curiosidades sobre os cabelos


Descubra curiosidades, números, verdades e mitos sobre os seus cabelos e saiba o que esperar deles para deixá-los cada vez mais bonitos.

1. O cabelo é uma substância bastante forte e elástica. Em boas condições, resiste a um puxão equivalente a 200g de peso e estica cerca de um quinto do seu tamanho normal antes de partir.

2. O cabelo cresce, em média, 1,25cm por mês, crescendo mais no verão e menos à medida que envelhecemos.

3. Em média, caem 100 fios de cabelo por dia.

4. Cada fio de cabelo é composto de 70 a 80% de uma proteína chamada queratina, de 3 a 6% de óleo, 1% de pigmentos, minerais e carboidratos.

5. A maioria das pessoas tem cerca de 100 mil fios de cabelo na cabeça. As ruivas, com o cabelo mais espesso, têm menos fios: 90.000. as de cabelos castanhos têm em média 100 mil, e os fios loiros, que são mais finos, somam cerca se 140 mil.

6. A vida de um fio de cabelo dura cerca de dois a seis anos.

7. Um em cada cinco homens começa a Ter menos cabelo ou entradas antes dos 20, e muitos ficam carecas aos 30 anos!

8. Se você cortar um fio de cabelo no sentido transversal e olhar nesta ponta com um microscópio irá perceber que o fio de cabelo liso é redondo, o do cabelo crespo parece oval, enquanto o cabelo afro é ondulado de um lado e liso do outro.

9. " Cabelo Virgem" é o termo usado pelos cabeleireiros para denominar o cabelo que nunca recebeu nenhum tipo de tratamento químico, como coloração, permanente ou alisamento.

10. A chamada raiz dos cabelos, ou seja, o folículo, que fica sob a pele do couro cabeludo, é cercada pôr terminações nervosas, que fazem você sentir dor quando arranca um fio. Mas, acima da superfície do couro cabeludo, o fio já não recebe essa influência e fica sem qualquer sensibilidade. É pôr isso que você não sente nenhuma dor ao cortá-lo ou submetê-lo a processos químicos ou ao calor do secador.

11. Cabelos opacos e sem vida são, geralmente, causados pôr alguma doença ou pôr alimentação deficiente. Isso ocorre porque, quando o organismo está debilitado, os nutrientes do sangue são primeiramente destinados a órgãos vitais, deixando a nutrição dos folículos, ou raiz dos cabelos, em segundo plano.

12. Depois da gravidez, uma mulher pode perder até 30 mil fios de cabelo. Isto ocorre devido ao aumento de determinados hormônios durante a gravidez, que tendem a se normalizarem após o nascimento do bebê.

13. Geralmente o cabelo de uma mulher tem um quarto de vida a mais que o de um homem, pôr razões genéticas.

14. Não existe cabelos grisalhos. A cor cinza do cabelo é dada pela mistura de fios brancos, sem pigmentação, com outros, pigmentados. Um fio, ou tem sua cor, ou não tem nenhuma.

15. As perucas remontam de longe: foram encontradas perucas de prata e ouro sólidos em várias tumbas de faraós, e outras feitas de cabelo humano, lã ou fibras de folha, usadas pelos egípcios.

16. O cabelo crespo é determinado geneticamente. É resultado de uma divisão irregular das células do fio, que de um dos lados cresce mais depressa, criando uma dobra.

17. As células do cabelo podem refletir a saúde do corpo, através do nível de minerais que possuem. Deficiência de chumbo e alumínio, pôr exemplo, pode causar cansaço, enquanto a falta de zinco resulta em uma pele ruim e de crescimento lento.

18. A cor do cabelo é determinada pelo gene responsável pelos pigmentos que compõem a tonalidade. A cor é proveniente de pigmentos vermelhos, amarelos e pretos, que se misturam em proporções específicas.

19. Distúrbios alimentares, como anorexia ou bulimia, podem causar a queda de cabelo.

20. Nos últimos 20 anos mais mulheres tem sofrido com queda de cabelo isto porque a ascensão a cargos mais elevados dá mais preocupação e estresse, aumentando o nível do hormonio androgênio, um dos fatores que provoca a queda de cabelo.

21. Muita gente é alérgica ao leite e seus derivados e não sabe. Um dos efeitos da alergia é a escamação do couro cabeludo. Se esse é seu problema, diminua o consumo desses alimentos.

22. No outono é normal perder mais cabelo. Como é um efeito sazonal, não é motivo de preocupação.

23. O cabelo afro é todo poroso, enquanto o cabelo europeu é poroso apenas nas pontas.

24. Durante toda a história o cabelo tem sido considerado um símbolo de força e sedução, e cortá-lo já foi considerado, muitas vezes, um meio para punir, reduzir ou controlar o poder das pessoas. Po isso, o castigo dado às bruxas, na idade média, e aos fora-da-lei, era ter seus cabelos cortados. Pelo mesmo motivo, é tradicional as freiras cobrirem o cabelo ou até mesmo raspá-lo como símbolo de castidade.

Fonte: http://www.belezain.com.br/cabelo/kiko_curiosidades.asp

Um comentário:

Alan disse...

achei super interessane, parabens pela pesquisa!!!!!