sexta-feira, 18 de março de 2011

Alopecia


Indesejada por todos, a alopecia quando demonstra seus primeiros sinais, já vem ocorrendo há algum tempo. Segundo Dawber e Neste, o ciclo capilar está dividido em 3 fases diferenciadas: o pelo (cabelo) surge e cresce em 2 a 7 anos, desprende-se do bulbo em cerca de duas semanas e, declina até queda por poucas semanas.

Considerando estas fases e suas durações, um problema pode ocorrer em um momento e só tornar-se evidente anos mais tarde, de acordo com o mosaico da região em questão. Muitas são as causas que provocam a alopecia, dentre elas, o fator hereditariedade encontra-se como um dos maiores vilõees. Principalmente entre os homens, devido a grande quantidade de hormônio testosterona circulante.

Há outras causas que podem levar ao quadro, como: doenças infecciosas, fungos, stress, e agressões por agentes quí­micos ou mecânicos. Entre os homens, embora indesejada, a alopecia já é vista de uma forma natural. Entre as mulheres a incidência da alopecia vem crescendo dia a dia, e, se indesejável para os homens, para as mulheres é sinônimo de verdadeiro desespero. Os cabelos emolduram nosso rosto, e as mulheres fazem uso dos mais variados artifí­cios para embelezá-lo. Na verdade os cabelos refletem um significado de beleza, feminilidade e sensualidade para elas.

Assim é compreensível o quanto pode afetar psicologicamente e socialmente a alopecia feminina. Muitos casos são tratáveis cosmeticamente falando, e a prevenção de extrema valia, podendo retardar, minimizar ou mesmo evitar que a alopecia se manifeste.

Portanto, tome bastante cuidado com os produtos químicos que usa em seu salão, pois eles também podem provocar danos no couro cabeludo de sua cliente e causar a queda severa de cabelos.

Nenhum comentário: