quinta-feira, 1 de março de 2012

Como perder a cliente em 10 frases

Uma frase malcolocada ou um comentário bobo é capaz de deixar cair por terra todo o trabalho de fidelização da clientela e, por tabela, irá abalar algo essencial para quem procura os serviços de um salão: a manutenção da autoestima. Assim, pense duas vezes antes de falar o que lhe vem à cabeça. “Existem várias maneiras de tratar com a cliente algum tema mais delicado como o corte e a cor de cabelo que não combinam com seu tipo de rosto ou de pele. É só ter cuidado para encontrar o jeito correto de abordar o assunto”, ressalta a hairstylist Cris Dios, do salão Laces and Hair, de São Paulo.

A Revista Cabelos&Cia listou frases cruciais que podem desencadear uma verdadeira revolução (para melhor ou para pior) na “cabeça” da sua cliente.

1. ''MAS QUE CABELO HORRÍVEL!” Em 99,9% dos casos é a sentença mais fatal de todas. Ao pensar em pronunciá- la, o profissional pode abalar ou até mesmo destruir qualquer tipo de relacionamento (inclusive de amizade) com a cliente. “Em vez de dizer que os fios estão detonados e acabados, o melhor é sugerir uma hidratação ou um tratamento que vai dar mais brilho e deixá-los mais saudáveis”, diz Cris Dios. A hairstylist lembra que nessa situação cabe ao cabeleireiro usar 100% (ou mais) de sua sensibilidade para ir além.

2. “ESTE LOIRO TE APAGOU!”
Em um país onde 9 entre 10 mulheres querem ser platinadas (e lisas!), desista de algum dia afirmar à cliente que o loiro dela não valoriza seu tipo físico. Veja: algumas mulheres nascem loiras, outras vão além: dizem ter alma blondie! Então, se ela é fã de tons mais claros, vá com calma na hora de sugerir alguma alteração. No caso de uma nuance inadequada, o convencimento pela mudança vem aos poucos. Por exemplo, se a indicação for esquentar a tonalidade, o profissional deve dizer que um loiro com mechas marrons vai valorizar mais o tom de pele dela.

3. “O LOOK CURTO TE DEIXA GORDA”
Prepare-se: se você deixar escapar por algum motivo essa frase, será banido da lista de amigos da cliente (a primeira reação será bloqueá-lo no Facebook) para ingressar no hall de persona non grata. Ninguém, muito menos as mulheres, quer estar, se sentir ou constatar que seu peso não é o ideal. Se a pessoa estiver com uns quilinhos a mais e quiser cortar o cabelo curto, cabe ao profissional explicar com toda a delicadeza do mundo que esse tipo de visual pode acentuar o volume da bochecha.

4. “HOJE EU DECIDO O ESMALTE!”
Para tudo. Como assim? Já dizia o velho ditado: gosto não se discute, no máximo, se lamenta! Por mais intimidade que a manicure tenha com a cliente, essa pode ser uma sentença impronunciável a não ser, claro, que ela peça sugestões e queira realmente isso. Mas até nesse caso a decisão final caberá à consumidora!

5. “VOCÊ JÁ É DE CASA”
Para muitas mulheres, ir ao salão funciona como uma terapia. São algumas horinhas semanais ou mensais dedicadas ao próprio prazer e bem-estar, longe do estresse do trabalho e da casa, e à tarefa de polir a autoestima. Assim, qualquer alusão ao fato de o cabeleireiro não estar valorizando esse tempo tão precioso pode contribuir para a construção de uma imagem negativa irreversível, que nenhum expert em marketing dará jeito na situação! A cliente odeia ouvir isso porque quem é de casa não tem prioridade! Ela merece tratamento VIP.

6. “SEU CORTE ESTÁ MUITO BREGA”
Nada contra sugerir tendências da moda-cabelo para a clientela (pelo contrário). Aliás, esse tipo de consultoria faz parte do trabalho do cabeleireiro. Porém, está claro que uma afirmação dessas será um desastre anunciado para o relacionamento. Cabe ao hairstylist levar a informação até a cliente, mostrando revistas com visuais e referências de cortes bacanas. Mas e se mesmo assim ela insistir em manter o chanel básico? Tudo é adaptável. Nessa hora o profissional tem de mostrar que uma nuca diferenciada ou as laterais mais longas podem ser uma boa alternativa e não causarão tanto estranhamento.

7. “ISSO VAI TIRAR SEUS FIOS DA UTI”
Sim, alguns cabeleireiros insistem em empurrar produtos ou serviços sem cerimônia. Por trás do “Vamos fazer, você vai gostar!” está uma armadilha de mão dupla: para o profissional, porque a pressão pode queimar seu filme, e para a cliente, que poderá desembolsar uma verba em algo desnecessário. O hairstylist Luiz Cintra, do salão Emília Borges, em São Paulo, lembra que é preciso tomar bastante cuidado quando for oferecer algum item. “Citar que existe o tratamento tal já é o suficiente, porque cabeleireiro não é vendedor, e sim consultor.

8. “VOCÊ PODE ESPERAR 30 MINUTOS?”
Deixar a clientela sentada na sala de espera é outra alternativa a ser evitada a qualquer custo. Nada pior do que “esquecê-la” e depois ela perceber que o cabeleireiro está fazendo o atendimento às pressas. Nessa hora, cabe à recepcionista consultar o profissional sobre o tempo que o serviço levará para ser feito e, de acordo com o tipo de tratamento, corte, ou coloração, montar a agenda dele. Porém, se o atraso for inevitável, não a deixe abandonada. Sirva um cafezinho ou suco.

9.“QUE CABELO DE VELHA!”
Um grande número de mulheres ama usar os fios compridos e retos, e não abrem mão disso. Vale lembrar que as brasileiras são reconhecidas em todo o mundo por suas longas madeixas. Ok. Isso pode ser interpretado como um gosto ou, ainda, ser puro hábito. Hoje, com as várias técnicas de corte, deixar o cabelo comprido não significa mantê-lo fora de moda. Explique que dá para fazer camadas para deixar o visual mais leve. A franja também pode ficar desfiada, na altura do queixo.

10. “O CABELEIREIRO QUE IA TE ATENDER NÃO VEIO HOJE!”
No ranking das frases que podem despachar, sem escalas, para o espaço o precioso vínculo, essa talvez seja a que mais resume a falta de respeito no atendimento. Mas você, caro leitor, argumentará que o profissional precisou resolver um problema urgente. Claro, isso acontece! Porém, não avisar a cliente é, sem dúvida, querer decretar o fim do relacionamento com ela ou transformar a relação de amor em ódio em menos de 24 horas. Então, está totalmente fora de questão, Ok?

Fonte: Revista Cabelos&Cia

Nenhum comentário: