quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Finalizadores para cabelos: qual usar?



O que fazer para “segurar” aquela escova maravilhosa no cabelo por mais tempo? Como definir cachos e mantê-los durante o dia? Todas essas perguntas passam por um tópico às vezes desprezado por muita gente: os finalizadores. Ainda que exista uma infinidade de produtos com essa função, cada um deles proporciona um efeito diferente no seu cabelo. Muitas vezes é até interessante tê-los na bolsa, quando é possível.

Quando você acaba de sair do salão na sua hora de almoço e tem algum compromisso no final do dia, fica a dúvida “será que o cabelo vai aguentar?”. Talvez ele não fique exatamente como saiu da cadeira do seu cabeleireiro, mas é totalmente possível dar um jeitinho para que fique tudo em ordem. Nesses casos, indica-se o uso de pomadas e silicones, perfeitos não só por terem embalagens ditas “portáteis”, mas porque são muito práticos.


Então devo usar pomada?
Se você pretende deixar o seu cabelo com aquele “efeito Gisele Bündchen”, use a pomada, sim. Recomenda-se a versão “seca” às oleosas por uma razão bem simples: manter o visual por mais tempo. Conforme o seu tipo de cabelo, as chances de o óleo desmanchar tudo é muito grande. Por isso, mantenha a pomada bem longe da raiz.

A dica é usar só um pouco de pomada – não mais do que o tamanho de um grão de milho. Espalhe o produto nas mãos e aplique nos cabelos, amassando-os de baixo para cima. Assim você cria aquelas ondas tão conhecidas por não saírem da cabeça da top model brasileira mais badalada dos últimos tempos.


E o silicone?
Este produto tem como principal objetivo tirar aquele “arrepiado” que alguns cabelos podem ter depois da escova. Portanto, recomenda-se usar nos cabelos já secos e somente nas pontas. Por ser bastante consistente e fazer o cabelo “pesar” um pouco, o silicone é perfeito para dar um jeitinho nas pontas que insistem ficar fora do lugar, por exemplo.

Vale a pena lembrar que a quantidade também deve ser muito bem pensada. Não passe mais do que o equivalente a uma moeda de 10 centavos. Mesmo nos cabelos compridos, o exagero pode deixar seu cabelo com um aspecto sujo. O procedimento para a aplicação é o mesmo, espalhe nas mãos e depois nos cabelos. Use os dedos para modelar do jeito que achar melhor.


Nos cachos
Quem tem seus cachinhos sabe que não dá para deixar o cabelo sem nenhum cuidado pós-banho. Ainda assim, a dúvida é sempre muito grande na hora de escolher o melhor produto. O mais indicado vai ser sempre o ativador de cachos, por razões que o próprio nome já explica. Lembre-se de aplicá-lo quando o cabelo estiver úmido, para que o produto tenha melhor absorção pelos seus fios.

Também é importantíssimo saber que qualquer produto deste tipo nunca deve ser aplicado diretamente na raiz. Sempre use o tamanho de uma noz como referência para a quantidade correta de creme. Uma medida para cabelos curtos, duas para médios e três para os compridos. Novamente, você deve distribuir nas mãos antes de levar à cabeça. Assim como o silicone, aplique amassando o cabelo a partir das pontas. Procure não passar da metade do comprimento dos fios – quanto mais perto da raiz, maior o risco de eles ficarem pesados.


Quando usar o mousse?
Este tipo de produto é recomendado para as moças de cabelos cacheados ou ondulados. Isso porque tem ainda mais poder de definição do que o ativador de cachos. O ideal é usar no máximo uma “bola” de mousse no cabelo ainda molhado – retire apenas o excesso de água. Mais uma vez, nunca comece de cima para baixo. A raiz é a última área do seu cabelo a precisar de mousse!

Amasse os fios conforme passa o produto nos cabelos. Depois, se preferir, você pode secar com o difusor, ainda que o resultado seja melhor quando a secagem é natural. Para os cabelos lisos, o mousse é uma boa alternativa para conferir mais volume. Mas cuidado, deve-se usar muito pouco do produto para que não fique oleoso.


Feito para brilhar
Fazer o cabelo brilhar depende de várias coisas, uma delas é a sua alimentação. Em seguida, você precisa se preocupar com os sprays ou fluídos de brilho. Recomenda-se que você use logo depois de fazer aquela escova maravilhosa. Lembre-se de manter uma boa distância do cabelo quando for aplicar. Em média, 10 centímetros funcionam bem.

Os fluídos de brilho costumam ser muito mais líquidos do que o silicone e por isso precisam de bastante comedimento na hora de serem aplicados. As vantagens deste produto são muito interessantes, já que além da “luminosidade”, você ganha proteção contra ações do sol e ainda tem mais facilidade ao desembaraçar.

 
Sérum
Perfeito para domar aqueles fios mais rebeldes, o sérum é um dos finalizadores favoritos dos cabeleireiros. Além de normalizar os fios, ele ainda trata as pontas duplas e confere brilho. Para aplicar, dê duas borrifadas do sérum na palma da sua mão e esfregue uma contra a outra. Depois, passe as mãos nos cabelos evitando ao máximo qualquer contato com a raiz. Desta vez, não use secador, deixe o secar naturalmente.



Protetores térmicos
O nome já diz muito sobre a ação deste produto. Este deve ser o melhor amigo de quem não vive sem secador, chapinha ou babyliss por questões óbvias: o uso constante de calor nos cabelos causa danos estruturais severos, além do ressecamento excessivo dos fios. Por isso, o ideal é usar o protetor térmico quando o cabelo ainda está úmido. Vale lembrar que alguns deles têm propriedades nutritivas por serem termoativados.

Novamente, o excesso deve ser evitado a todo custo. Procure usar uma quantidade próxima do tamanho de uma pérola e espalhe por todo o comprimento dos fios. A grande vantagem deste produto é a versatilidade, uma vez que pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo.


Fixador, pode?
Pode! Mas sempre com muito cuidado, em especial com a distância do spray em relação ao seu cabelo. Recomenda-se que ele fique a 15 cm para evitar que os fios fiquem molhados. Lembre, também, que existem três intensidades diferentes deste produto: suave, médio e forte. A aplicação sempre deve ser feita nos cabelos secos!



Fonte: Toda Ela

Nenhum comentário: