segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cabeça feita: dicas para mudar a cor do cabelo


Mudar a cor dos fios é um dos hobbies femininos preferidos: nada menos que 86% das brasileiras investem em algum tipo de coloração. Quer engrossar esse número? Confira quatro dicas e garanta um cabelo radiante e saudável!

1. Coloração permanente x tonalizante
Se a intenção é cobrir todos os fiozinhos brancos que tiram seu sossego, a tintura é a solução. Enquanto o tonalizante cria um filme de cor sobre os fios, a coloração permanente pigmenta o interior deles. Já se você deseja uma mudança sutil - ou um cabelo mais brilhante, sem mudar a cara dele -, use um tonalizante, pois dá brilho instantâneo ao cabelo. Mas lembre-se: o resultado será menos duradouro.

2. Anote na agenda
Fique tranquila: você não precisa virar escrava do colorista. De acordo com Brunno Castro, coordenador técnico do Espaço Juliana Paes, no Rio de Janeiro, a frequência das suas próximas visitas ao salão de beleza podem ser marcadas:

· A cada 30 dias - para retoque de raiz.
· A cada três meses - para mechas de raiz e luzes.
· A cada seis meses - para mechas a partir da metade do comprimento ou apenas nas pontas (ombré hair e californianas).

3. Operação resgate
Pode ser que você sinta o cabelo mais frágil após a coloração. Isso porque o processo químico diminui a elasticidade natural do fio - o que vai deixá-lo mais propenso à quebra. "Os danos são maiores quando o cabelo ganha uma cor mais clara do que a natural", afirma o médico tricologista Ademir Júnior, diretor da International Association of Tricologists (IAT) no Brasil. A explicação: "O clareamento altera a estrutura proteica capilar, reduzindo a elasticidade e a força do fio quando recebe a tração da escova". Para amenizar os danos, o especialista indica tratamentos como hidratação, cauterização e queratinização.

4. Acerte na cor
Prepare-se para deixar seu cabelo com a cara do verão. O cabeleireiro Felipe Freitas, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro, indica a melhor tonalidade se a sua pele é:

Clara: Vá de ruivo - mas não aquele vermelho intenso da temporada passada. A ordem agora é uma cor mais lavada.
Morena: A regra é parecer que os fios estão queimados do sol. O segredo? Um toque de mel da metade do comprimento às pontas.
Negra: Aposte em tons de caramelo, que iluminam o rosto de forma natural.
Oliva: Combinam com tons quentes, como o acobreado, o dourado e o chocolate. Fuja de loiros- platinados e acinzentados.


Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário: