sexta-feira, 8 de março de 2013

Aprenda a lavar os cabelos corretamente

Você está usando o produto de sempre, mas de uma semana para outra seu cabelo mudou. Os fios parecem desalinhados, rebeldes. Será que meu cabelo viciou no mesmo produto? Os especialistas garantem que isso não passa de um mito.

A causa da mudança do cabelo é uma soma de fatores internos e externos, que vão desde a escolha do xampu e condicionador, o modo como você lava o cabelo, até a alimentação e os hormônios.

Aprenda o jeito certo de lavar: Segundo Marcos, existe uma técnica para lavar as madeixas que inclui dois movimentos distintos: esfregar e massagear. Massagear consiste em deslocar o couro cabeludo e esfregar significa passar os dedos superficialmente, sem deslocar. Agora, você sabe até onde vai o couro cabeludo? Onde tem cabelo seria a pensamento mais comum. Errado. “Até um dedo depois que termina o cabelo ainda é couro cabeludo, perto da orelha e da testa. Todo esse contorno tem que
ser lavado”, ensina Marcos.

Em uma lavagem bem feita, depois de algum tempo, a pessoa sente uma dormência na cabeça. O especialista afirma que essa sensação significa que a massagem foi correta, que estimulou a irrigação sanguínea.

Prefira água morna e fria: Além de como lavar, é importante observar a temperatura da água. O início da lavagem pode ser feito com água morna, que ajuda retirar a oleosidade excessiva, a sujeira e a poluição. No fim, é bom optar pela água fria. Nessa temperatura, a água fecha a cutícula do fio, o que garante o brilho tão desejado. “Quando se toma um banho muito quente, a pele fica ressecada. Com o cabelo é a mesma coisa”, explica.

Retire todo o produto: Enxaguar bem o cabelo é fundamental, tanto depois do xampu quanto após o condicionador. Marcos explica que o único produto feito para permanecer depois de lavado é o leave in, o sem enxague. O uso é mais comum nas pessoas com cabelos mais grossos, pesados, cacheados e crespos. Mas já há no mercado opções para quem tem os fios oleosos e finos.

Como parte do corpo, os cabelos refletem o seu estado de espírito, são influenciados pelos hormônios e até mesmo por alguma medicação. “O organismo vai mudando, assim como um dia você está mais disposta e no outro não. O cabelo também é consequência da sua saúde, da sua alimentação”, afirma .

Observe pH dos produtos: Marcos destaca ainda a qualidade do xampu, do condicionador e do leave in escolhido. O seu cabeleireiro é a pessoa ideal para ajudar nesse processo. Ele recomenda produtos que indiquem o pH, o potencial hidrogeniônico, substância responsável por determinar o grau de acidez e alcalinidade (em uma escala de 0 a 14, o índice 7 é o neutro. Os valores inferiores a 7 têm índices ácidos e os superiores são alcalinos). Naturalmente, o pH da pele e do cabelo são ligeiramente ácidos. Na opinião dele, os produtos com pH entre 3,5 e 5 são os ideais. Quando um produto está fora dessa faixa, ele surte efeito por um tempo, porém, depois acaba desestabilizando o pH do cabelo e do couro cabeludo, daí a sensação que o produto não está fazendo mais efeito.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: