segunda-feira, 4 de março de 2013

Os segredos contra o cabelo ressecado

Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. De acordo com o hair stylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, o ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho. "Fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo", afirma. Siga as dicas dos especialistas e reverta o problema dos cabelos ressecados:

Use o xampu adequado
O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) fica mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e da poluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado", diz Jomas Lázaro. Por conta disso, o ideal é usar xampus que tenham o pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio), ou então um xampu neutro. 'Em casos mais graves, no entanto, o xampu neutro pode não resolver os danos do cabelo ressecado", afirma Jomas. Nessas situações, o profissional recomenda uma ida ao salão ou o uso de xampus profissionais, que possuem a indicação do pH no rótulo.

Condicionador para o seu tipo de cabelo
Existem vários tipos de cabelo ressecado. Há aqueles que ressecam apenas nas pontas ou na raiz, existem os cabelos que são oleosos na raiz e ressecados nas pontas e fios que se tornam totalmente ressecados, geralmente por conta da química aplicada. Por isso, o ideal é que o condicionador escolhido respeite as características do cabelo, do contrário ele pode resolver o ressecado em um ponto e deixar o cabelo oleoso em outro. Para descobrir o condicionador mais adequado para o seu tipo de cabelo, verifique o rótulo ou pergunte a um especialista.

Cuidados na lavagem do cabelo
A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados." Quando em contato com a água mais quente, a gordura que reveste o fio é removida, e ela é a responsável por deixar os cabelos sedosos", afirma o hair stylist Jomas. Além disso, a água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. "Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando inclusive que a raiz oleosa", completa.  

Não esqueça as hidratações no salão, em casa e lógico, do leave-in! 
Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização com um profissional a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. "Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor", afirma o cabeleireiro Thiago. "A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios", diz. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento.
Para os cabelos ressecados é recomendado as máscaras de hidratação (em casa) cerca de duas vezes por semana no lugar do condicionador. Se você seguir fielmente essa dica, a hidratação feita no cabeleireiro é indicada uma vez por mês
O leave-in é bom por selar as cutículas e proteger os fios contra os danos do sol, o ideal é escolher um produto para o seu tipo de cabelo. Abuse e use das ampolas, use-as junto com os hidratantes!




Confira em nosso site a linha para tratamento em casa apropriada para cabelos sensíveis e quimicamente tratados.
Gaboni Woman Energy 


Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário: