sexta-feira, 7 de junho de 2013

Óleo de Argan: mil e uma utilidades

 A rainha Cleópatra já usava o óleo de argan para hidratar o cabelo e proteger a pele contra a secura do deserto. A árvore de mesmo nome, de cuja semente se extrai o óleo, vive até 200 anos no deserto do Marrocos. "São necessários 100 quilos de sementes para obter 1 litro do produto. Daí ele ser chamado na região de 'ouro líquido' ",  A cabeleireira Débora Melro, do Studio W, em São Paulo, tem uma teoria: "Ele garante aspecto saudável aos fios, com maciez, mechas disciplinadas e sem frizz". Ainda fecha as escamas do cabelo, formando uma película que segura a hidratação e dá brilho.  O ideal é aplicá-lo apenas da metade do comprimento para baixo. Débora reforça: "É importante saber a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução e receber o diagnóstico exato do que o seu cabelo precisa".

Uma das propriedades do óleo (e que o fez estar entre os queridinhos dos cabeleireiros) é que ele tem ação múltipla: pode ser usado sozinho, como finalizador, combinado a outros produtos, com os fios secos ou molhados, antes da escova...

Na coloração
"Acrescentar algumas gotinhas do óleo de argan à tintura, antes de aplicá-la no cabelo, diminui a agressão aos fios e deixa as mechas mais brilhantes e macias sem reduzir a eficácia ou a durabilidade da química", afirma a cabeleireira Cris Dios, proprietária do salão Laces and Hair, em São Paulo.

No banho
Para garantir hidratação, espalhe nos fios secos uma boa quantidade do produto, da metade do comprimento até as pontas, cerca de cinco minutos antes do banho. O uso é recomendado apenas para quem tem fios extremamente secos. A lavagem depois é indispensável, para evitar que as mechas fiquem oleosas.

Na máscara
Pingue algumas gotas na máscara de tratamento que já está acostumada a usar. A promessa, comum a todos os cosméticos que contêm óleo de argan, é de que ele potencializa a ação de outros produtos, tanto os de hidratação como os reconstrutores.

Antes ou depois da escovaEspalhe algumas gotas na palma das mãos e aplique no cabelo antes de usar o secador ou a chapinha. "Ele funciona como protetor térmico, prevenindo os danos causados pelo calor", diz o hairstylist Didier Sé, do salão Marcos Proença, em São Paulo. Ainda pode ser usado depois da escova, como finalizador, para dar brilho e controlar o frizz.

Pele
"Por ser rico em ácidos graxos oleico e linoleico, poderosos hidratantes, e em vitamina E, antioxidante, vale a pena acrescentá-lo na formulação dos cremes manipulados para rosto. O óleo de Argan ele restaura a camada hidrolipídica da pele, deixando-a mais firme e elástica", afirma a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.


Fonte: Claudia

Nenhum comentário: