segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O glamour do loiro perolado


O loiro é normalmente associado ao verão, principalmente por conta do efeito de cabelo “beijado pelo sol” conseguido depois de alguns dias de folga na praia ou à beira da piscina. O tom dessa temporada, no entanto, é bem mais claro do que o mel e o caramelado que fizeram a alegria das mechas californianas: o loiro perolado é a cor do momento. “O loiro vai vir como sempre, mas dessa vez com fios e luzes mais finos na raiz, com uma leve iluminação, e com as pontas bem claras. Quanto mais perolado melhor”, adiantou Rodrigo Cintra em sua coluna.

O degradê agora começa logo da raiz, clareando à medida em que desce para as pontas. “Esse efeito se consegue com técnicas de aplicação de colorações superclareadoras ou descoloração, dependendo do tom natural do cabelo. O ideal é que seja feito o clareamento um tom acima do natural, e que esse tom vá aumentando gradativamente, fazendo com que essa transição de cores fique natural. Em cabelos já clareados deve-se manter o fundo natural, próximo à raiz, com apenas poucas mechas finas saindo dela”, conta o especialista em visagismo e tricologista Arillson Christino, do Instituto de beleza Moça Bonnita.

Para acertar em cheio na hora de aderir ao loiro do momento, sem destruir os fios, o DaquiDali montou um guia com tudo o que você precisa saber.

Cada cor, uma necessidade

A cor original, ou atual, das suas madeixas interfere na aplicação do loiro perolado, podendo ser mais ou menos complexa, e resultando em mais ou menos danos, como explica o cabeleireiroBruno Castro, do Espaço Juliana Paes: “a dificuldade muda de acordo com o fundo de clareamento. Quanto mais escuro o cabelo mais difícil, porque você tem mais carga de vermelho. Um castanho médio, por exemplo, tem muita dificuldade para descolorir, então você pode enfraquecer mais o fio”.

Se você tem os cabelos escuros, a dica de Christino é usar um oxidante e volumagem mais altas, e tonalizar no final para neutralizar os tons indesejados. “Assim você fixa a cor e evita que o loiro oxide”, completa. Para neutralizar, é necessário recorrer a uma cor fantasia. “É preciso fazer uso de uma nuance que tenha bases frias, como violeta ou azul, que são essas cores fantasia. Isso ocorre porque ao descolorir fios escuros você consegue um tom mais amarelo”, reforça Castro.

As loiras, por outro lado, devem recorrer ao processo contrário. “Como o cabelo já foi clareado anteriormente, para clarear ainda mais, é necessário um clareador ou pó de volumagem baixa ou intermediária, dependendo do tom em que o cabelo está”, diz Christino.



Cuidados pré-descoloração

Antes de colorir, alguns cuidados são necessários. O primeiro deles é estar com os cabelos fortes e bem tratados, já que descolorir é um processo muito agressivo. No entanto, evite fazer qualquer tratamento na semana do procedimento para não dificultar a abertura das cutículas. “Também é bom não lavar um ou dois dias antes, porque a emulsão subcutânea, a oleosidade, cria uma proteção no couro cabeludo”, indica Castro.

Depois da química

Adorou o seu novo visual? Então agora é hora de se preocupar em mantê-lo e mandar o ressecamento para bem longe. “Será necessário avaliar se a pessoa precisa apenas hidratar ou reconstruir, mas todos os cabelos descoloridos ou superclareados necessitam de tratamentos de hidratação, reconstrução ou umectação de alta performance”, lembra Christino. Portanto, mantenha as hidratações e reconstruções quinzenais no salão.

“Em casa, o ideal é fazer sempre uso de um produto de qualidade, que repõe queratina, e protetores ou leave-ins, que dão continuidade ao tratamento e protegem o fio. Se tiver manutenção, mesmo em casa, fazer o uso de uma máscara para cuidar da estrutura do fio uma vez por semana deixará o cabelo bem cuidado”, garante Castro. Para não ficar com aspecto amarelo ou esverdeado, a dica de ambos é usar xampus desamareladores, que geralmente têm a pigmentação azul.

Fonte: DaquiDali

Nenhum comentário: