terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como evitar o desperdício no salão

Fonte:  http://www.belezaprofissional.com.br/reportagens.asp?IdVideo=47

Você já parou para pensar quanto se gasta de água no seu salão? É preciso ser consciente e usar este recurso natural sem desperdício. Aliás, para que seu negócio prospere, desperdícios de qualquer tipo devem ser evitados.

Para resolver os problemas de desperdício, o admistrador Marcelo Calçolari, desenvolveu para o salão L’Officiel, onde trabalha, um plano de ação que, em pouco tempo, trouxe economias importantes. “Com relação à parte de manuseio da água, nós tínhamos problemas com o aquecimento, a gente investiu para poder eliminar esse foco, com isso, conseguimos diminuir substancialmente o custo da conta de água”, afirma. “Nós tínhamos um aquecedor com sistema de acumulação de água de 100, 200 litros, o que provocava grande demora para a água aquecer, principalmente no inverno. Hoje, esses aquecedores foram substituídos por outros mais modernos e tem até um controle de temperatura num visor de cristal líquido, onde a própria funcionária pode regular a temperatura da água, isso fez com que a gente diminuísse o tempo do aquecimento, que hoje é de poucos segundos”, comemora.

Outro foco de desperdício identificado e solucionado foi no uso de produtos, como shampoos e colorações. “No canto da coloração, através de um trabalho que a gente desenvolveu com os nossos fornecedores, criamos um sistema de pesagem da coloração, fazendo com que no futuro próximo, a gente economize cerca de 10% do custo do produto e é importante dizer que a gente também não perde a qualidade dos serviços”.

Na parte elétrica, é adequado utilizar um sistema de iluminação feito por setor o que permite economizar energia. “São pequenas medidas que a gente toma, e que passam a se tornar hábitos entre todos que trabalham na empresa, e eles levam para a sua casa e para suas famílias. É interessante porque cria a cultura da economia”. Desta maneira, todos ganham: economia para o seu negócio e respeito ao meio ambiente!

Nenhum comentário: