quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FORMOL: Verdades e Mentiras


O que é formol e porque as escovas progressivas com ele são condenadas?

O formol ou formaldeído é uma substância utilizada para a conservação de outras substâncias e até de tecidos, utilizado principalmente em biópsias para impedir a degradação antes da análise. Por ser facilmente absorvido pelas mucosas pode ocasionar problemas sérios para a saúde da cliente e do profissional cabeleireiro. Por isso a condenação do uso de formol na escova progressiva. Além de causar danos à saúde, danifica a cutícula dos cabelos, que é a parte mais externa dos fios, e deixa o córtex, a parte interna, bastante vulnerável ao ressecamento e perda da cor.

Qual a quantidade de formol liberada pela Anvisa?

A quantidade é de 0,2%, com a função de conservante.

Comenta-se que algumas empresas estão conseguindo o registro de escova progressiva com uso de formol. Isto é verdadeiro?

Não. Algumas empresas utilizam o ácido fórmico somente para estabilizar o pH dos seus produtos, o que é permitido pela Anvisa. Acontece que alguns cabeleireiros, inescrupulosamente, misturam a estes produtos quantidades elevadas de formol, para atingir o objetivo de uma escova progressiva, o que se torna proibido pela Anvisa.

É verdade que o fio de cabelo pode ficar endurecido após várias aplicações?

Sim. O formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. A ausência desses componentes oleosos torna os cabelos endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho.

Quem já usou produtos com formol, o que pode/deve fazer para recuperar a fibra?

O ideal é que sejam feitas diversas sessões de hidratação e que se utilize uma linha de manutenção rica em proteínas e ativos emolientes e condicionantes.

Como o consumidor pode se prevenir para não ser enganado quando for ao salão de beleza fazer escova progressiva?

O cheiro de formol é inconfundível e os olhos lacrimejam, a garganta e as narinas ficam irritadas e muitas pessoas começam a tossir. Sob a ação do calor, os vapores de formol se formam imediatamente e ocupam todo o espaço do salão.

Constatamos que em alguns salões pessoas estavam misturando formol, queratina e cremes e aplicando nas clientes. Qual sua opinião?

A cliente não deve permitir que isso aconteça, pois além dos perigos já citados, o formol forma um filme vítreo sobre o fio de cabelo e a proteína fica retida na superfície sendo responsável pelo brilho imediato, porém, logo nas primeiras lavadas esse filme é removido e, com ele, todos os nutrientes que estavam aprisionados no filme formado pelo formol, restando apenas as fibras de queratina totalmente desprotegidas.
Fonte: http://revistacabeleireiros.com/materia/formol-verdades-e-mentiras/11

Os riscos do Formol:

Contato com a pele (couro cabeludo)
- Tóxico. Causa irritação à pele, dor e queimaduras.

Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis

Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.

Exposição crônica - A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.
Fonte: http://www.anvisa.gov.br/

4 comentários:

Anônimo disse...

Estes efeitos acontecem mesmo usando a quantidade permitida ??
Fabiolla

Gaboni Professional disse...

Oi, Fabiolla, td bem?

Quem responde sua dúvida é Cristiani Litrico, nossa gerente técnica:

"Muitas empresas omitem sobre quantidade de formol em um produto.A maioria fala que tem a quantidade permitida de 0,2%, mas acaba ultrapassando um pouco essa medida porque esta quantidade não alinha o cabelo."

Bjs

Anônimo disse...

Quero fazer a progresiva de novo ja fiz 2 veses a primeira ocoreo o esperado na segunda depois de 1 ano Da primeira fiz em outro salao mas quando lavei o cabelo em casa com o champoo que o cabeleleiro indicou meu cabelo embolou tudo ficou duro seco. Gostaria de saber o que ele fez que aconteceu isso estou com receio de fazer outra. Tenho asma tenho medo de me fazer mal a minha saude respiratoria. Corro algum risco de fazer de novo ? Nina

Gaboni Professional disse...

Oi, Nina, tudo bem?

Olha fica difícil fazer o diagnostico do seu cabelo pelas informações descritas, a escova da Gaboni não deixa este aspecto de cabelo duro, seco e embolado o ideal seria você voltar no salão e conversar como cabeleireiro que fez o serviço.

Em relação a sua asma lançamos um produto chamado Exsyliss que não tem cheiro neste momento seria o ideal par o seu cabelo.

Abraços.