quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como lidar com as alterações de cabelo na menopausa



A queda de cabelo acentuada durante a menopausa está diretamente relacionada com a diminuição da produção dos níveis de estrogenio, uma vez que este hormônio é responsável por ajudar o cabelo a crescer mais depressa e a manter-se na cabeça durante mais tempo.

Com a diminuição dos níveis de estrogenio podem aumentar os níveis de androgenio que, ao forçarem os folículos pilosos a entrarem na fase de descanso mais cedo do que o habitual, contribuem para o enfraquecimento gradual do cabelo novo que vai crescer. Além disso, este hormônio é ainda responsável pelo encolhimento dos folículos pilosos, o que contribui para a queda de cabelo, mas também para o excesso de pelo no rosto.

Como lidar com as alterações de cabelo:
  • Seguir uma dieta alimentar equilibrada, privilegiando os alimentos que potenciam o crescimento do cabelo: carne (principalmente magra e de frango), fígado, peixe, legumes, feijão, abacate, cebolas, ovos, iogurtes, queijo cottage, cereais integrais, nozes, sementes, uvas passas, tâmaras, soja, tofu, óleo de canola, azeite, etc.
  • A prática regular de exercício físico, assim como de técnicas de relaxamento como a meditação, ioga ou pilates também estimulam a regeneração capilar.
  • Utilizar shampoos e amaciadores adequados à sua situação – consulte um dermatologista.
  • As massagens capilares podem estimular o crescimento do cabelo.
  • Evitar o uso excessivo de secadores e alisadores, bem como tratamentos de cabelo mais agressivos como as colorações e as permanentes.
  • Se tiver excesso de peso, pode tentar emagrecer, uma vez que a gordura estimula a formação de androgenios.
  • O tratamento de substituição hormonal, à base de medicamentos orais, é uma das terapias mais utilizadas na menopausa e pode também ser adequada para atenuar sintomas como as alterações de cabelo.
Fonte: http://vivermenopausa.com/artigos/como-lidar-com-alteracoes-cabelo-menopausa

Nenhum comentário: