segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Conheça o bê-a-bá dos cabelos compridos masculinos

Homem com cabelos compridos não é nenhuma novidade. Eles já ganharam contornos mitológicos, nobres ou rebeldes, dependendo da época em que foram usados. Hoje, é mais uma das muitas opções estéticas possíveis. Se você pertence ou pretende entrar para esta tribo, Hora H desta semana explica o que precisa saber para cuidar deste visual.

No Velho Testamento da bíblia, Sansão perdeu sua força descomunal quando Dalila cortou seus cabelos. Na época da história, ficar por longos períodos sem cortar o cabelo servia para mostrar devoção a Deus. Na Grécia antiga, era símbolo de riqueza e poder. Foi com Primeira Guerra que o cabelo curto masculino virou uma "norma".

Os cabelos compridos masculinos voltaram com força após a revolução social da década de 1960, como símbolo da contracultura. A partir da década de 1970, a influência mais forte veio da música, de um lado pelo reggae e a cultura rastafári com seus “dreadlocks”, e de outro pelas bandas de rock progressivo. Nos anos 1980 e seguintes, a onda continuou com ícones como Kurt Cobain, Axl Rose, Ozzy Osbourne, Anthony Kieds, entre muitos outros.

No esporte, temos os tenistas cabeludos, como Rafael Nadal e Roger Federer que seguem a tradição de campeões como Björn Borg.

Na moda não é diferente. Nos desfiles masculinos de Verão 2012, foram vistos muitos modelos com diferentes cortes e penteados, que servem de inspiração para quem quer deixar o cabelo crescer.  

O cabeleireiro Ricardo Inácio, do Ritz Cabelo e Estética, de São Paulo, conta o bê-a-bá do cabelo longo masculino na entrevista abaixo.

Hora H Quais as especificidades dos cabelos longos?
Ricardo Inácio:
Os cabelos longos ficam oleosos mais rapidamente. Os homens produzem mais queratina, o que aumenta a oleosidade em relação ao cabelo feminino. É comprovado que é o excesso de oleosidade que faz com que os cabelos caiam.

Os xampus para cabelos compridos masculinos são diferentes dos femininos?
O controle do pH do xampu masculino é diferente do feminino, porque a produção de queratina no homem é muito maior. Hoje muitas marcas possuem linhas masculinas, há diversas opções no mercado O ideal é levar em conta o xampu específico para cada tipo de cabelo.

Para homens é indicado o uso de condicionador?
Para cabelo muito fino não é necessário usar condicionador. Mas é indicado para quem tem cabelos com fios mais grossos ou cacheados, sempre tomando o cuidado de passar o condicionador apenas no comprimento e nas pontas, nunca na raiz.

Como combater a oleosidade?
Usando xampu especifico para cabelos oleosos, mas é recomendável fazer uma vez por mês uma higienização capilar, que é uma espécie de esfoliação no couro cabeludo.

Há um tempo recomendável para o intervalo de lavagem?
O ideal é lavar os cabelos longos um dia sim, outro não, diferente dos curtos que podem ser lavados todos os dias.

Qual a importância de secar os cabelos?
Nunca se deve dormir de cabelos molhados, porque o couro cabeludo leva de dois a três dias para secar completamente e, abafado em contato com o travesseiro, aumenta a proliferação de fungos. É bom lavar os cabelos uma ou duas horas antes de dormir e ao secar com o secador.

Fonte: http://estilo.uol.com.br/moda/moda-masculina/ultimas-noticias/2011/08/15/conheca-o-be-a-ba-dos-cabelos-compridos-masculinos.htm

Nenhum comentário: