
No Velho Testamento da bíblia, Sansão perdeu sua força descomunal quando Dalila cortou seus cabelos. Na época da história, ficar por longos períodos sem cortar o cabelo servia para mostrar devoção a Deus. Na Grécia antiga, era símbolo de riqueza e poder. Foi com Primeira Guerra que o cabelo curto masculino virou uma "norma".
Os cabelos compridos masculinos voltaram com força após a revolução social da década de 1960, como símbolo da contracultura. A partir da década de 1970, a influência mais forte veio da música, de um lado pelo reggae e a cultura rastafári com seus “dreadlocks”, e de outro pelas bandas de rock progressivo. Nos anos 1980 e seguintes, a onda continuou com ícones como Kurt Cobain, Axl Rose, Ozzy Osbourne, Anthony Kieds, entre muitos outros.
No esporte, temos os tenistas cabeludos, como Rafael Nadal e Roger Federer que seguem a tradição de campeões como Björn Borg.
Na moda não é diferente. Nos desfiles masculinos de Verão 2012, foram vistos muitos modelos com diferentes cortes e penteados, que servem de inspiração para quem quer deixar o cabelo crescer.
O cabeleireiro Ricardo Inácio, do Ritz Cabelo e Estética, de São Paulo, conta o bê-a-bá do cabelo longo masculino na entrevista abaixo.
Hora H Quais as especificidades dos cabelos longos?
Ricardo Inácio: Os cabelos longos ficam oleosos mais rapidamente. Os homens produzem mais queratina, o que aumenta a oleosidade em relação ao cabelo feminino. É comprovado que é o excesso de oleosidade que faz com que os cabelos caiam.
Os xampus para cabelos compridos masculinos são diferentes dos femininos?
O controle do pH do xampu masculino é diferente do feminino, porque a produção de queratina no homem é muito maior. Hoje muitas marcas possuem linhas masculinas, há diversas opções no mercado O ideal é levar em conta o xampu específico para cada tipo de cabelo.
Para homens é indicado o uso de condicionador?
Para cabelo muito fino não é necessário usar condicionador. Mas é indicado para quem tem cabelos com fios mais grossos ou cacheados, sempre tomando o cuidado de passar o condicionador apenas no comprimento e nas pontas, nunca na raiz.
Como combater a oleosidade?
Usando xampu especifico para cabelos oleosos, mas é recomendável fazer uma vez por mês uma higienização capilar, que é uma espécie de esfoliação no couro cabeludo.
Há um tempo recomendável para o intervalo de lavagem?
O ideal é lavar os cabelos longos um dia sim, outro não, diferente dos curtos que podem ser lavados todos os dias.
Qual a importância de secar os cabelos?
Nunca se deve dormir de cabelos molhados, porque o couro cabeludo leva de dois a três dias para secar completamente e, abafado em contato com o travesseiro, aumenta a proliferação de fungos. É bom lavar os cabelos uma ou duas horas antes de dormir e ao secar com o secador.
Nunca se deve dormir de cabelos molhados, porque o couro cabeludo leva de dois a três dias para secar completamente e, abafado em contato com o travesseiro, aumenta a proliferação de fungos. É bom lavar os cabelos uma ou duas horas antes de dormir e ao secar com o secador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário