terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tire suas dúvidas

Experts esclarecem dúvidas sobre química, corte e coloração.


Minha cliente usou guanidina para alisar o cabelo em casa. Leu o manual e disse que seguiu corretamente todas as instruções. Só que ocorreu um problema sério: perdeu 60% dos fios. Quero saber o que aconteceu e o que faço para reverter a situação. Ela terá de usar um aplique?
Adriana, via e-mail
Em primeiro lugar, vale ressaltar que para fazer qualquer procedimento químico é imprescindível conhecimento científico, a fim de saber qual será a resposta do cabelo e, principalmente, conhecer a composição do produto, o que demanda respaldo técnico. “Quando a cliente deseja fazer uma transformação do fio, ela tem que se conscientizar de que precisa fazer o processo com um profissional. Costumo dizer que o custo que ela vai ter com o serviço é, na verdade, um investimento”, diz Eron Araújo, hairstylist do Studio W Iguatemi (SP). Supondo que antes de alisar a cliente tenha usado tioglicolato de amônia, o que ocorreu é que esse ativo procura a cadeia de carbono e faz uma quebra no fio, ou seja, houve uma incompatibilidade de ativos. Eron explica ainda que outra possibilidade é que ela tenha aplicado o alisamento diretamente na raiz. “Independentemente do tipo utilizado, ele nunca pode ser aplicado no couro cabeludo, porque isso vai enfraquecer o bulbo capilar e acarretar a quebra”, diz o cabeleireiro. Antes de fazer uma correção estética com alongamento, Eron recomenda procedimentos que fortaleçam o cabelo, caso contrário não haverá sustentação para apliques. “O primeiro passo é cuidar dos fios com tratamentos reconstrutores e regeneradores que vão depositar proteína de maneira imediata na fibra capilar. Esse tipo de técnica funciona como um cimento reconstrutor que preservará as madeixas. Também é essencial usar xampus e condicionadores reconstrutores”, observa Eron.

Quais são os melhores cortes para quem tem rosto arredondado?
Fabiana, por e-mail
A hairstylist Cristina Ribeiro, do salão Le Premier Coiffeur, no Rio de Janeiro, recomenda fazer um corte de médio a longo desfiado abaixo do queixo. “Isso dá a ilusão de que o rosto é mais fino e comprido”, diz. A profissional também alerta: jamais faça um chanel curto nesse tipo de face, pois suas linhas arredondadas a deixarão ainda mais larga. 

Fonte: Revista Cabelos&Cia

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, eu fiz uma progressiva a uns 5 dias atras e gostaria de saber se eu fizer outra,que inclusive é da gaboni,se ela poderia cortar o efeito da anterior ou coisa do tipo???
fernanda_m.crosa@yahoo.com.br

Gaboni Professional disse...

Oi flor, cortar o efeito não corta. Mas não há a necessidade de fazer outra escova em tão pouco tempo. Existe algum motivo especial para querer fazer outra? Beijos