sexta-feira, 6 de junho de 2014

Coloração: Entenda por que o cabelo poroso tende a ficar mais escuro que o desejado

Alisamento, relaxamento, descoloração, entre muitos outros procedimentos químicos para transformar as madeixas e na ânsia de renovar o visual muitas mulheres acabam ultrapassando os limites dos próprios cabelos e apostando em processos que podem detonar a saúde dos fios. O resultado de tantas agressões é quase sempre um cabelo poroso, que sofre com o estado áspero e ressecado, além de ficar quebradiço e sem elasticidade. Com os fios já danificados, tingir os cabelos pode resultar em algumas surpresas na tonalidade das madeixas. Estudos apontam que o cabelo poroso está com a cutícula aberta, o que faz com que a tintura seja absorvida de forma completamente diferente do que em cabelos saudáveis.

Cabelos porosos tendem a absorver mais cor

Os cabelos porosos vão além dos famosos ressecados. Eles perdem o cimento intercelular, que é responsável pela coesão da fibra capilar, e por isso acabam ganhando um aspecto áspero e perdendo toda a elasticidade do fio. Por não absorverem as substâncias de nutrição dos cabelos, eles tendem a ficar mais espigados e com uma tonalidade opaca.

Se por um lado o fio poroso não absorve os nutrientes, as cutículas completamente abertas fazem com que a cor das tinturas sejam absorvidas de forma potencializada pelos cabelos danificados, podendo deixar as madeixas com uma tonalidade totalmente diferente do que a desejada. O cabelo poroso age como uma esponja, absorvendo muito mais de qualquer tonalidade, intensificando a cor. Se você aplicar uma tintura acinzentada, por exemplo, o cabelo pode acabar ficando com um tom de cinza chumbo. Como a coloração não fixa corretamente, a cor também tende a durar bem menos do que em cabelos saudáveis, desbotando com mais facilidade.

É essencial cuidar dos fios antes de mudar a cor das madeixas

Além de os fios ganharem uma tonalidade mais escura do que a desejada, as tinturas e descoloração podem causar danos ainda mais graves para os fios já porosos. Como o cabelo já está muito danificado, provavelmente por excesso de químicas como alisamento ou relaxamento, o mais indicado é tratar antes de descolorir ou tingir os fios.

Para começar a recuperar as madeixas porosas, o ideal é investir em tratamentos que devolvam a água e os nutrientes dos fios. Vale apostar em produtos reconstrutores  que a Gaboni oferece,  além de cuidarem da saúde da fibra do cabelo, vai devolver a água dos fios e evitar uma nova perda. Hidratações com substâncias como a ceramidas, vão funcionar como uma espécie de cola nas cutículas. Conheça já nossos produtos em nosso site: Site Gaboni e não perca mais tempo.

Nenhum comentário: