quinta-feira, 31 de maio de 2012

Biólogo diz o que é proibido aplicar no cabelo durante a gestação


Quem está grávida e acha que passar uma tinta rapidinho no cabelo ou alisar só uma vez não tem problema, precisa conhecer o estudo recente realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e que foi premiado pela Sociedade Brasileira de Cosmetologia como melhor pesquisa na área de cosmetotoxicologia em julho do ano passado.

Nela, o biólogo Arnaldo Couto, do Rio de Janeiro, analisou uma possível associação entre o uso de tintura e alisamento capilar durante a gestação e o desenvolvimento de leucemia aguda em crianças com até dois anos de idade. A conclusão: "A mulher que usa essas químicas capilares durante o primeiro e o segundo trimestres de gestação aumenta de duas a três vezes as chances de o bebê ter esse tipo de câncer", afirma o especialista, que avaliou várias marcas comerciais de alisantes e colorações, com cerca de 150 compostos diferentes, e notou potencial cancerígeno em 32 deles.

As opções
Mas, calma, isso não quer dizer que você vai ter que abrir mão de cuidar dos seus fios e ficar com a autoestima no pé durante os nove meses. "Basta ter o cuidado de optar por xampus tonalizantes, tinturas sem amônia e henas e usar o secador e a chapinha para alisar os fios", diz a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro, do Rio de Janeiro.

Mas atenção: tente não exagerar, usando mais de uma vez por semana a dupla secador e chapinha para o cabelo não ressecar. Além disso, sempre antes de começar a secagem, aplique um produto termoativado, troque o xampu e o condicionador tradicionais por versões ricas em ativos hidratantes e duas vezes por semana substitua o condicionador pela máscara capilar.

Amamentação
Os mesmos cuidados valem para quem está amamentando. "Não há contra-indicação pré-estabelecida, porém, nesses casos é mantida a recomendação de optar por tintura permanente apenas depois que o bebê parar de mamar. Isso porque mesmo a absorção pelo couro cabeludo sendo muito pequena, ela pode acontecer se houver lesões cutâneas pré-existentes", completa a médica.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: