terça-feira, 24 de julho de 2012

Cabelo normal precisa de cuidados especiais para ficar lindo


Se você teve a sorte de receber a notícia de que seu cabelo é normal, saiba que ele possui características específicas para ter sido considerado assim, e todas são positivas: não tem oleosidade, porosidade ou ressecamento em excesso. Por isso, provavelmente, seus fios têm volume, brilho e maciez. Entretanto, é preciso empenho para mantê-los normais e bonitos.

Assim como os outros tipos de cabelos, os normais também são sensíveis, por exemplo, ao uso de chapinha e secador, e podem se tornar ressecados quando o clima está seco. Nesses casos, vale fazer hidratações em casa com mais frequência e usar um protetor térmico nos fios antes de lançar mão de fontes de calor. Isso ajuda a restabelecer a saúde da fibra capilar.

Dia a dia
Como não há excesso de oleosidade, o ideal é não lavar os cabelos diariamente. Dia sim, dia não, ou a cada dois dias costuma ser ideal. Quanto às escolhas dos produtos, Edgar Bayardo, cabeleireiro do salão De La Lastra, em São Paulo, dá a dica: "cabelos normais se adaptam melhor a xampus suaves, como os neutros, que equilibram a oleosidade e não deixam os fios pesados".

Já o condicionador pode ter ingredientes hidratantes, mas deve ser aplicado em pouca quantidade, sempre do meio dos fios para baixo, e ser retirado completamente. Resíduos de cosméticos podem deixar as madeixas carregadas e sem volume. A mesma dica se aplica ao leave-in: só é necessário usar o finalizador se houver frizz ou fios indisciplinados. Se você não tiver esses problemas, não use.

Produtos especiais
A máxima "menos é mais" é uma realidade para quem tem cabelos normais. Segundo Bayardo, máscaras hidratantes muito concentradas ou xampus de limpeza profunda ou anti-resíduos não são uma boa ideia para esse tipo de fios. Podem deixá-los oleosos ou ressecados.

Apesar de o cabelo normal ser saudável, ele não é tão adaptável a qualquer fórmula. Por isso, antes de sair por aí experimentando qualquer produto, pergunte a seu cabeleireiro se realmente é necessário usar determinado cosmético.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: