segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuidados com cabelos crespos: lavagem

 

Crespos devem ser lavados só uma vez por semana?

O xampu resseca ainda mais os fios crespos. Por isso, quem tem este tipo de cabelo deve lavá-lo apenas uma vez por semana. Esta é uma frase que você já deve ter ouvido em algum salão de beleza e ela até tem alguma razão. Mas, antes de tomá-la como verdade absoluta, é necessário levar outros pontos em consideração.

“A lavagem desidrata os fios, mas é necessária para limpar o couro cabeludo”, diz a dermatologista Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. A expert esclarece, então, que esta higienização deve ser feita de acordo com o tipo de couro e de fio e não pelo seu formato e textura. Ou seja, lisos e crespos que sejam oleosos, por exemplo, devem ser lavados com a mesma periodicidade.

Sem contar que, para quem mora em uma cidade como São Paulo, com um alto índice de poluição, lavar uma vez ou menos por semana é pouco. “Cabelos mais oleosos devem ser lavados entre quatro e seis vezes por semana, enquanto os mais secos podem ser lavados cerca de duas vezes”, diz a médica.

Para não correr risco com a desidratação, a doutora Denise ressalta que o condicionador é muito importante para manter a penteabilidade dos fios. “Também a hidratação é fundamental para manter a qualidade do fio”, completa.

Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

http://especialcabelos.terra.com.br//materia/mitos-verdades/664/crespos-devem-ser-lavados-sa-uma-vez-por-semana

Nenhum comentário: