terça-feira, 5 de abril de 2011

Talento e experiência

 
Trabalho e caridade andam de mãos dadas para a hairstylist Sônia Nesi. Proprietária do Studio de Beleza Sônia Nesi, no Barra Point (Rio de Janeiro), ela também se dedica a ajudar ao próximo, participando de mutirões de beleza em ONGs, Hospitais e Igrejas. “Acredito que, ao cuidar da beleza, ajudamos a levantar a auto-estima”, diz Sônia. Sua carreira começou com apenas 13 anos, quando foi ser auxiliar no salão da mãe, Dona Bellinha. Ficou por lá durante seis anos e saiu para abrir seu primeiro espaço, o Studio de Beleza no Largo do Machado, que funciona até hoje. Passaram-se 50 anos e, mesmo com tanto tempo de carreira, Sônia não para nunca de estudar. Nesta entrevista, a especialista conta como faz para continuar sendo tão requisitada e fala sobre as diferenças no trabalho neste meio século de experiência.

Como e quando você começou sua carreira e por que resolveu segui-la?
Comecei aos 13 anos, quando minha mãe tinha um salão e precisava de ajuda.

Qual o segredo do sucesso?
O segredo é ser humilde e estar sempre aprendendo. Fiz 50 anos de trabalho e nos meses de maio e junho fiz três cursos de corte.

Como se manter no topo e criativa com tanto tempo de carreira?
Não se deixando envelhecer na profissão, e isto consegui fazendo muitos cursos. Tenho muitos diplomas e não paro de fazer cursos porque você aprende até quando faz um curso ruim, pois se aprende o que não se deve fazer. De tudo se tira sabedoria. O segredo é renovar.

Quais as diferenças de quando você começou para os dias de hoje? Está mais difícil agradar às clientes? A profissão é mais bem vista?
Quando eu comecei, existiam poucos profissionais. Minha mãe era profissional e a moda era meio ditadura. As pessoas não tinham noção  de rostos finos, largos, quadrados ou triangulares. A moda também era mais devagar e levava 12 anos para vir outra coisa. Era muito diferente de hoje.

Atualmente, você tem que estar à frente de seu tempo, pois as clientes chegam com a moda na mão. Hoje existe internet, antes tínhamos que viajar para buscar. Hoje a cliente diz para você o que quer e tem que ser muito seguro no que esta fazendo ou dizendo. Então tem que estar antenada. Acho hoje melhor! Não cansa, pode mudar de acordo com o gosto da cliente, você tem que usar criatividade e conhecimento.

Hoje não é mais difícil de agradar, mas requer conhecimento e isto é ótimo. A profissão é mais bem vista e aceita na sociedade, eu fui privilegiada e muito bem aceita na sociedade. Naquela época se pensava ser profissão de mulher fácil, mulher que não tinha outra coisa para fazer. O bonito era ser professora, médica, advogada. Hoje os profissionais liberais são iguais, muitos largam a profissão e se tornam profissionais de beleza.

Quantas clientes você atende em média, por dia?
Depende muito do mês, mas chego a atender mais de 15 por dia.

Quais as principais tendências em matéria de cortes e colorações para o verão 2010/2011?
Os cortes estão menos rasgados, mais estruturados de acordo com o cliente. Sobre a cor, nós temos que trabalhar como pintando um quadro, com o gosto de sua cliente. Mas, a moda mesmo foi lançada com cabelos muito curtos e muito loiros. Mas essa tendência no Brasil é mais difícil, uma ou outra vai usar.

Por que você acha que a brasileira não abre mão dos fios super lisos?
Porque elas, na grande maioria, têm cabelos crespos, cacheados e ondulados e cresceram ouvindo que são cabelos difíceis de pentear, que são cheios e feios. Depois, é difícil apagar essas coisas das crianças. O melhor mesmo é quando a mãe e avó elogiam, para a criança crescer se amando e assim não alisariam tanto o cabelo.

Existe alguma coisa que seja proibida de se fazer quando se fala em cabelo? O que?
É proibido proibir! Mas a cliente deve sempre se aconselhar com profissionais para saber o que é melhor.

Qual o seu corte preferido e por quê?
Meu preferido é curto, mas eu gosto de tudo que é moderno. Uso tudo e todas as cores que favoreçam a cliente

Em sua opinião, o que o cabelo significa na vida de uma mulher?
Na vida da mulher ou do homem, o cabelo fala! Os cabelos são pararraios, que dizem se você está bem ou com saúde abalada. Os cabelos marcam tudo na vida da pessoa. Se a pessoa esta feliz, ela demonstra com os cabelos. Se estiver triste, também, e irritada, também.

Serviço
http://www.sonianesi.com.br/
 

Nenhum comentário: