terça-feira, 2 de agosto de 2011

Secador pode causar perda auditiva

A Revista Viva Beleza publicou uma matéria muito importante sobre a perda auditiva provocada pelo uso contínuo do secador. Confira conosco:

O barulho dos secadores nos salões de beleza pode causar PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído) aos profissionais que estão exposto a esse som por um período prolongado.

Hoje, estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou sua audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já considera a poluição sonora o terceiro maior problema ambiental mundial.

No caso dos salões de beleza, a situação se complica, já que além do ruído excessivo (mais de 90 decibéis) causado pelos secadores de cabelo, a vibração do equipamento também prejudica a audição. ”Assim como as britadeiras, os secadores de cabelo propagam o som pela vibração, com isso, potencializam os efeitos do ruído nos profissionais expostos a eles”, explica a fonoaudióloga da Audibel – empresa de aparelhos auditivos -, Beatriz Pessoa.

As consequências não são apenas a perda auditiva, mas também causam efeitos negativos como: insônia (dificuldade de dormir), estresse, depressão, agressividade, perda de atenção e concentração, perda de memória, dores de cabeça, aumento da pressão arterial, cansaço, gastrite e úlcera, queda de rendimento escolar e no trabalho e surdez (em casos de exposição a níveis altíssimos de ruído).

Isso sem falar no zumbido, sensação de chiado ou apito constante – reflexo de muito tempo de exposição a determinado tipo de ruído. “É muito comum ficar com essa sensação após exposição prolongada em ambientes ruidosos, porque o volume máximo suportado pelo ouvido normalmente estava muito abaixo daquele ao qual o indivíduo estava exposto”, diz. Segundo a fonoaudióloga, todo e qualquer lugar onde haja ruído constante é necessário proteção.

Vale lembrar que a perda auditiva costuma ser gradativa, por isso é preciso ficar atento! Se você anda tendo dificuldade para entender o que as pessoas falam, pede com frequência para repetir o que foi dito ou costuma ouvir televisão com o volume muito alto, pode ser hora de procurar um médico.
Nível de ruído dB (A)Situação de riscoMáxima exposição diária permissível
85Toque do telefone8 horas
90Secador de cabelo4 horas
95Trânsito2 horas
100Cortador de grama, maquita1 hora
105Som do helicóptero30 minutos
110Britadeira/Buzina de carro15 minutos
115Turbina de avião7 minutos
130Show, caixas de som7 minutos

Fonte: http://www.vivabelezatv.com.br/?p=504

Nenhum comentário: