quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pequenas mudanças, grandes resultados

Hélia Maria da Silva também participa do projeto “Profissionais da Beleza”. Ela corta cabelos desde os 13 anos. O talento de criança virou um negócio próprio. Tudo começou na garagem da sogra, em 1998. Com o tempo, a estrutura melhorou, mas ainda não é a ideal. O problema é que o salão fica dentro da casa de Hélia Maria. Como o movimento aumentou 40% no ano passado, a privacidade da família acabou. Mas, ao mesmo tempo, sobrou dinheiro para construir um espaço exclusivo para o negócio.

Foram pequenas mudanças que aumentaram o faturamento do negócio. Uma secretária foi contratada para marcar atendimentos e cobrar as clientes. E quem não tem dinheiro pode pagar com cartão de crédito.

“As clientes já estavam acostumadas com o fiado e só pagava no dia em que bem quisessem. Com o cartão, elas terminam o atendimento e pagam”, conta a empresária, que agora também faz parcerias. Assim, não precisa investir em funcionários. Ela cede a estrutura do salão para dez profissionais, que ganham entre 30% e 50% do valor cobrado.

“Aqui eu faço unha, cabelo, maquiagem, depilação, tudo”, diz a cliente Isadora Mattos.
“Nos sentimos à vontade no salão onde somos bem recepcionadas. Eu saio satisfeita com todo o atendimento prestado”, atesta Fábia Lima, outra cliente do salão.

Para aumentar o lucro, o jeito foi cortar despesas. Hélia Maria pede às colaboradoras que evitem o desperdício de materiais. Com isso, o custo caiu 20%.

“Acho que as meninas até cansam de tanto que eu falo em economia”, brinca Hélia Maria.

Um computador mostra o projeto do novo salão: são sete ambientes em uma área de quase 200 metros quadrados. A obra já começou e vai demorar dois anos. E, quando mudar, o salão de Hélia Maria deverá estar formalizado. Este é mais um problema do setor: só oito das 50 empresas participantes do projeto são legalizadas. O Sebrae quer ver todas registradas.

“Quando o pequeno negócio se formaliza, existe a possibilidade de o proprietário participar de uma conta conjunta, de um processo de licitação, de conseguir linhas de crédito em entidades financeiras”, destaca Mila Jaber.
Fonte: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1595017-17958,00-SALOES+DE+BELEZA+MELHORAM+SERVICO+E+AUMENTAM+ESTRUTURA+PARA+ATENDER+AS+CLIE.html

Nenhum comentário: