segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tempo quente pode facilitar o aparecimento da caspa


Se você desconfiava que a elevação dos termômetros tinha algo a ver com o aparecimento da caspa, agora pode ter certeza. Segundo a dermatologista Regina Schechtman, coordenadora do curso de pós-graduação em dermatologia da Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, os indesejados flocos brancos que ficam sobre os fios e, às vezes, nos ombros, aumentam nesta época do ano por conta da maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas e pela vasodilatação local.

"Trata-se de um processo silencioso que começa com uma descamação fina e, mais tarde, avança para coceira e surgimento de feridas no couro cabeludo", avisa a médica.

Mas não é somente o calor que provoca a dermatite seborreica, nome científico da caspa. Hormônios sexuais, proliferação do fungo malassezia e, eventualmente, fatores emocionais também pode desencadear o problema, que tem nas mulheres com síndrome do ovário policístico seu alvo fácil.

Prevenção
Para prevenir a caspa, a principal orientação é manter o couro cabeludo limpo. Se ela já estiver instalada, o jeito é trocar o xampu tradicional por um anticaspa ou lavar a cabeça com sabonete com ácido salicílico, enxofre ou argila. Caso a descamação persista, procure um médico.

"O tratamento varia de pessoa para pessoa e pode ser tópico ou oral, como os medicamentos antifúngicos ou corticoides. Regra geral, o resultado aparece entre duas semanas e um mês, apesar de às vezes ser necessário usar a medicação por até dois meses", finaliza a especialista.


Fonte: Terra

Nenhum comentário: