segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Combinação perfeita

Não adianta a cliente chegar no salão com a foto daquele corte que tanto gostou e pedir para ter um igualzinho. Ele pode ter ficado lindo na atriz, mas nem de longe isso é garantia que vai ficar bem na cliente. E o motivo é muito simples: o cabelo deve combinar com o formato do rosto e nem todo formato fica bem com qualquer corte. “Nem sempre o que é moda e fica bem na outra pessoa serve para a gente, mas felizmente as mulheres estão se conscientizando disso quando o assunto é cabelo. Cada vez mais, elas buscam o que realmente cai bem”, diz Rodrigo Cintra, o hairstylist do programa Esquadrão da Moda.

Rosto redondo
Quem tem o rosto no mesmo formato do da atriz Ísis Valverde deve fugir de cabelos muito armados na lateral. “O corte deve ser verticalizado para alongar o rosto, com mais volume na parte de cima. Nas laterais, quanto menos volume, melhor. Por isso os cabelos médios cacheados não funcionam, pois deixam o rosto maior ainda”, explica Rodrigo. “Curto também não fica bom de jeito nenhum. No geral, o que funciona é o comprimento de médio/longo a longo, com os fios disfarçando as bochechas”, completa.

Rosto quadrado
Segundo o hairstylist, é o formato mais masculinizado, mas também o mais fotogênico. Por causa do maxilar acentuado, os fios muito lisos devem ser evitados. “Um exemplo de rosto quadrado é o da atriz Alinne Moraes, mas o corte mais indicado para este formato é o da Letícia Spiller, todo repicado com bastante movimento”, diz. O corte em camadas é o que melhor funciona para este tipo de rosto pois tira o foco da lateral, segundo Rodrigo. “Também não recomendo franja larga, pois ela ‘rouba’ cabelo da lateral e quanto menos cabelo na lateral, mais o maxilar fica em destaque. O curto é permitido desde que as pontas sejam voltadas para o maxilar”, fala o hairstylist. 

Rosto alongado
Para as mulheres com o rosto comprido como o da atriz Giovanna Ewbank os fios longos são os mais recomendados. “Mas nada de ter volume no topo da cabeça. Caso contrário, irá parecer que o rosto é mais comprido do que realmente é. Topetes são proibidos. O volume deve se restringir às laterais. O corte da atriz é perfeito para seu tipo de rosto”, comenta Rodrigo, para em seguida completar: “não recomendo os muito curtos. Se você não quer usar cabelão, o comprimento tem que ser pelo menos abaixo do queixo”.

Rosto oval
Carolina Dieckman e Guilhermina Guinle são alguns exemplos de famosas que têm este formato de rosto. Sorte a delas, pois segundo o cabeleireiro do Esquadrão da Moda o rosto oval combina com tudo. “É o rosto perfeito, que fica bem com qualquer corte de cabelo. Tanto é que os cortes ideais para os outros formatos de rostos são aqueles que os deixam com um aspecto mais oval”, diz Rodrigo. “Curto, médio ou longo, com franja ou sem, liso ou volumoso. Todos estilos ficam bem em quem tem o rosto oval. É só escolher. Quem tem este formato deve aproveitar para experimentar as novas tendências”, conclui.

Rosto triangular ou em forma de coração
Exemplificado pelos rostos da cantora Kate Perry e da atriz Scarlett Johansson, este formato é o que se caracteriza por ter a testa mais larga e o queixo mais fino. “Quem tem este formato de rosto fica ótima de cabelo curto. As franjas também são super indicadas para equilibrar os tamanhos da testa e do queixo”, ensina o hairstylist.
Fonte: Terra

Nenhum comentário: