quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Linha reta

"Você tem que parecer menina que vai para a escola". Dessa maneira o cabeleireiro Marcos Proença define a tendência para cortes de cabelo neste verão. O repicado longo fica um pouco de lado e entra em cena o cabelo médio e de base reta. O que não significa pesado e sem movimento.


"Nós repicamos as pontas com a tesoura e assim elas se encaixam", explica o cabeleireiro Denniz Ruiz, do salão Imagem. Essa técnica dá a aparência do corte reto sem ficar com volume excessivo nas pontas. O acabamento fica por conta de uma escova reta (sem enrolar as pontas dos cabelos na escova) e algumas passadas de chapinha (sem deixar as pontas espichadas).

Nas passarelas, os retos apareceram majoritariamente nos cabelos lisos, o que não significa a exclusão dos crespos e cacheados. "Funciona para todas as texturas", afirma o cabeleireiro Wilson Eliodorio. As moças com cabelos crespos e cacheados não devem temer o volume. "O triangular é bom agora, de novo", diz.

Assim como Denniz, Eliodorio também destaca o acabamento do corte reto. "A base é uma linha reta, mas os fios que se sobrepõem ganham movimento com pontas afinadas, repicados suaves ou com a parte das costas mais reta e a da frente repicada ou pontuda", explica. Ou seja, o corte triangular com movimento é diferente de ostentar um equilátero na cabeça.

Faxina
Aparar as madeixas de maneira mais regular também ajuda a "limpar" as pontas finas - comuns após serem desfiados por muito tempo. Eliodorio usou a moda dos retos para renovar o cabelo da atriz Tais Araújo, que, segundo ele, ainda acumulavam "restos" do megahair usado por ela para interpretar a personagem Helena, na novela "Viver a Vida".
Para as moças de cabelos médios e curtos, os especialistas recomendam um corte mais irregular, como o usado por Deborah Secco. Até mesmo o curtíssimo, chamado de "Joãozinho", começa a voltar pouco a pouco aos salões, como o usado pelas atrizes Michelle Williams e Andrea Beltrão. "É lindo, mas ousado, pois evidencia muito o rosto", diz Denniz.


Cores
Os marrons e dourados são os tons que reinam no verão há alguns anos. O motivo é simples, explica Vanda Alves, do salão Fernado Alves. "No verão vamos à praia, piscina e lavamos mais o cabelo e os marrons continuam bonitos mesmo depois que desbotam.

Os vermelhos devem ser evitados pelo mesmo motivo. Eliodorio também conta que os loiros opacos, como o da cantora Beyoncé, são também complicados de manter durante o verão e podem ficar esverdeados ou amarelados com facilidade.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: