sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mania de mechas 2

Continuando com as técnicas de mechas especiais para o verão que começamos ontem ;)

TEXANAS
O que é – É uma versão descolada do ombré hair, com efeito diferenciado de mechas feitas por baixo. “É uma técnica à mão livre porque o profissional usa a criatividade para aplicar o descolorante ou a coloração em lugares estratégicos, criando looks exclusivos”, explica o cabeleireiro Márcio Mello, do salão Éclat, no Rio de Janeiro.
Como é feito – O primeiro passo é separar os cabelos da parte superior, onde não serão feitas mechas. Faça um coque e prenda com grampo. Coloque luvas. Separe uma seção média na horizontal e trabalhe com pincel e com as mãos. Comece a depositar a coloração (por exemplo, chocolate claro para base castanho-claro ou loiro-mel para quem tem fundo loiro escuro) no comprimento, delicadamente, a partir de 3 cm longe da raiz. Finalize depositando mais produto nas pontas com a ajuda das mãos. Coloque um lenço de papel entre uma mecha e outra.
Deu branco – A dica é fazer a cobertura da raiz (com coloração) junto com as mechas texanas (com descoloração). “Nesse caso, o segredo é preparar só um pouco de descolorante e ir aumentando, pouco a pouco, a concentração do mesmo”, explica Márcio.

TIE DYE
O que é – Inspirada na estética punk, essa técnica de mechas coloridas usa e abusa de tonalidades nada óbvias, como azul-bebê, rosa-claro, azul-celeste, verde-água. “A ideia é vender esse estilo como um acessório, que a cliente pode usar por pouco tempo e tirar quando quiser”, explica Natália Alves, do salão C.Kamura, em São Paulo.
Como é feito – Natália usa tonalizante, que sai em aproximadamente dez lavagens. “O produto é aplicado no comprimento e nas pontas de forma que se funde com os fios, sem parecer linhas marcadas”, ensina. Caso a cliente queira remover as mechas coloridas após usá-las no final de semana, por exemplo, a solução é usar um produto para decapagem suave.
Deu branco – A cobertura dos grisalhos deve ser feita por meio de coloração ou descoloração na cor desejada, de preferência dentro da cartela dos tons pastel. Só depois aplica-se o tie dye.

NEW OMBRÉ HAIR
O que é – Essa técnica, cuja tradução significa literalmente “sombreado”, foi aperfeiçoada para o verão. O cabeleireiro e visagista Leandro Pires, do salão Fizz, em São Paulo, sugere usar coloração permanente no lugar do descolorante. “Ela agride menos o fio, que estará mais sujeito à oxidação devido à secura e ao calor, comum nos meses quentes”, explica o especialista.
Como é feito – O visual ombré hair, em que as pontas dos fios ficam gradativamente mais claras do que a raiz de forma difusa e sutil, sem marcas, é feito com papel-alumínio e a técnica de eriçar as mechas. “Ao empurrar os fios com um pente das pontas em direção à raiz, haverá diminuição da área a ser colorida, dando o efeito sombreado e não marcado”, explica Leandro. Outro procedimento importante é aplicar a coloração de forma gradativa, ou seja, 10% perto do nariz, 25% no comprimento e 35% nas pontas. Para cabelos castanhos-escuros – base número 3 –, a dica é apostar em uma tonalidade marrom glacê (7.12), que não é nem quente nem fria, com oxidante 40 volumes.
Deu branco – Para clientes com 40% de grisalhos bem espalhados, Leandro aplica o ombré hair com duas tinturas: a do mesmo tom do fio natural, onde houver branco para cobrir, e a com o tom escolhido para fazer mechas em locais estratégicos. “Dessa maneira não será necessário usar a tintura permanente em toda a cabeleira”, reforça o especialista.

BALAYAGE SOLAR
O que é – A colorista Branca Di Lorenzo, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro, considera a balayage solar um método perfeito para combinar com a pele bronzeada e dar mais luminosidade aos fios no verão. “A ideia é fazer um mix de mechas claras douradas e frias em pontos diferentes da cabeça”, diz. Nas morenas e mulatas, a expert prefere criar um degradê em algumas luzes com tons quentes, como mel e dourado queimado.
Como é feito – Antes de começar, analise o cabelo. “Os com excesso de química não podem ser submetidos à balayage”, explica Branca. Ela prefere criar as mechas por meio da descoloração. “O segredo está em observar sempre a reação do cabelo até chegar ao tom desejado”, diz.
Deu branco – a cobertura dos cabelos grisalhos deve ser feita previamente com coloração. e somente em seguida parte-se para a criação das mechas.

SUNGLAM
O que é – O cabeleireiro Julio Crepaldi batizou de SunGlam a técnica de misturar três tons de mechas - bege dourado, mel e acobreado – para criar um look despojado e veranil. “Indico para aquela cliente que gosta de se mostrar elegante no trabalho e, ao mesmo tempo, quer exibir um visual mais casual em momentos de lazer”, diz.
Como é feito – As mechas são feitas com coloração permanente. “Para finalizar, uso um pó descolorante com um oxidante suave para chegar a um tom platinado marcando algumas mechas”, revela.
Deu branco – no caso das clientes grisalhas, é preciso primeiro cobrir os fios com a coloração desejada. Depois, faça as mechas com descolorante e, em seguida, torça cada uma e tonalize-as com três nuances diferentes: dourado, mel e bege dourado.

SURFER GIRL
O que é – Um visual mais largado e nada certinho, com dois tons de reflexos: bege dourado e platinado ou loiro claro acinzentado e loiro ultraclaro violeta. “É perfeito para clientes jovens e descoladas”,diz Julio Crepaldi.
Como é feito – Divida o cabelo em mechas largas, deposite o pó descolorante do meio para as pontas, concentrando mais produto em sua parte final. Finalize aplicando xampu colorante com um loiro claro acinzentado, e para fios mais claros, use o loiro ultraclaro.
Deu branco – Aplique a cor escolhida para cobrir os brancos e, em seguida, faça um sombreado do meio para as pontas, de modo que o produto usado fique mais concentrado da nuca até a parte frontal. Depois, é preciso tonalizar. Use um com nuances puxando para o violeta, que atua contra o amarelamento do fio, em duas alturas de tons, uma mais clara e outra um tom abaixo.


Fonte: Revista Cabelos&Cia

Nenhum comentário: