terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Quais os perigos do formol para a saúde?

Conheça a Advance Citríca - a escova sem formol da Gaboni Professional


Por causa dos riscos de intoxicação, a venda do formol foi proibida em 2009 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E, mesmo sendo crime, há pessoas que insistem em criar receitas caseiras de progressiva com formol.



O formaldeído (base do formol) – presente em produtos de alisamento, esmaltes e perfumes – já era considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde. Por isso, nessa onda das progressivas, vale mais um alerta dos perigos que o formol pode trazer para sua saúde:

· A substância entra no corpo pela pele e vias aéreas. Em alta concentração e frequência, é capaz de produzir células que podem formar tumores.”Ele dissolve as proteínas que formam o corpo humano. No cabelo, causa o alisamento. Nas vias respiratórias, pode provocar inflamações no nariz e órgãos próximos e chegar até o pulmão”, explica o pneumologista Tito Neri.
· Os sintomas são tosse, falta de ar e mucosa. Mas o problema vai além. “O formol torna as vias aéreas mais vulneráveis à ação de bactérias e vírus que causam doenças infecciosas. Estas, por sua vez, podem levar à morte”, afirma o pneumologista Ericson Bagatin.
· O risco é maior para quem trabalha em atividades que manuseiam produtos com formol, mas atinge também os usuários.
· Se a manipulação for inevitável, o procedimento deve ser feito com o uso de luvas e máscaras com filtro.
· A Anvisa limita a concentração de 0,2% de formol na composição dos produtos. Porém, nem todos seguem a determinação.

Fonte: MdeMulher

Um comentário:

reeh disse...

não sei como demorei tanto para realmente crer nisso espero que não tenha afetado minha saude porque hoje eu digo não ao formol