sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estresse, fumo e álcool influenciam na queda exagerada de cabelo

A queda de cabelo acentuada em mulheres é um forte indício de que elas convivem com hábitos nada saudáveis. Uma nova pesquisa mostra que estresse, tabagismo e consumo excessivo de álcool são os três fatores mais associados à calvície feminina, exatamente nesta ordem.



O estudo foi feito com 84 gêmeas idênticas – o que deixa de fora a contribuição genética para as falhas no couro cabeludo. A dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética, explica que o estresse é um dos fatores para a queda do cabelo.
“A neurologia já nos mostrou que as situações estressantes alteram nossas células. O corpo todo sofre e os pêlos também, já que ficam mais fracos e caem mais nestes períodos”, afirma. “Outro ponto é que o estresse, quase sempre, vem acompanhado de má alimentação. Ou a pessoa passa a não comer ou prioriza os alimentos gordurosos. Este padrão alimentar errado também influencia no couro cabeludo, favorecendo a queda acentuada.”

O tabagismo e o consumo de álcool em exagero influem na queda capilar das  mulheres também por alterarem o padrão celular humano. No estudo, as fumantes apresentaram falhas na região frontal da cabeça seis vezes superior do que as que não fumavam. A ingestão de quatro ou mais doses de álcool nas ocasiões em que decidem beber também resultou em mais problemas capilares.
A análise

A pesquisa foi apresentada na última reunião da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e realizada por médicos da Universidade de Cleveland, em Ohio (EUA). Para chegar as conclusões, eles selecionaram as gêmeas – com idade média de 53 anos – e analisaram a saliva das participantes, em busca de marcadores genéticos da calvície e níveis de testosterona (a falta deste hormônio predispõe à queda de cabelo). Além disso, por meio de programas de computador, eles avaliaram o couro cabeludo das mulheres, medindo as falhas capilares.

Segundo os especialistas, a queda de cabelo pode ser passageira, em especial quando os influenciadores são os hábitos de risco apontados na pesquisa. O problema é que o mapeamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que a população feminina está muito próxima destes três vilões da saúde capilar.

A taxa de tabagistas entre 45 e 54 anos é de 16%, a maior entre o público feminino. Na mesma idade, uma em dez é considerada bebedora de risco. Além disso, mais da metade, 54%, são estressadas como evidenciou pesquisa do Hospital do Coração (HCor).

Nenhum comentário: