segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Tire suas dúvidas sobre química e tratamento

A Revista Cabelos&Cia foi atrás de profissionais para responder algumas dúvidas comuns sobre química e tratamento (e teve até participação da Gaboni). Confira:


Quais tipos de alisamento duram mais em cabelos crespos e crespíssimos?
Fernanda, por e-mail
Cristiani Litrico, gerente técnica da Gaboni Professional, diz que as químicas que alisam melhor esses fios são a guanidina e o hidróxido de sódio. “Mas a durabilidade do procedimento depende da raiz, que cresce de 1 a 1,5 cm por mês”, explica Cristiani. Porém, segundo a especialista, muitos cabeleireiros optam por utilizar tioglicolato de amônia, pois a substância é compatível com colorações.

O que fazer com fios cacheados que passam por hidratações frequentes, mas mesmo assim perdem o brilho e a definição em pouco tempo?
Olga Lima, por e-mail
A retenção de umidade é fundamental para manter os cachos brilhantes e definidos. Por isso, Jonas Maciel, hairstylist do Tampopo, em São Paulo, recomenda que se associe óleo de argan, ou um outro de baixo peso molecular, a um bom creme modelador. Assim, é possível obter um resultado bacana.

Que produtos devo indicar para o home care de uma cliente que tem cabelos finos, levemente encaracolados e com a raiz muito oleosa?
Carolina, por e-mail
A hairstylist Jô Nascimento, do Espaço Jô Nascimento, em Limeira (SP), recomenda que antes da indicação seja feita uma análise do couro cabeludo e do fio. “Isso porque muitas vezes o primeiro é oleoso, mas o cabelo não”, explica Jô. A expert indica o uso de dois xampus diferentes, para tratar nenhuma as duas estruturas. Jô também ensina o jeito certo de lavar as madeixas: “A primeira lavagem serve para limpar o couro cabeludo. Nessa fase, aplique o xampu com movimentos circulares, sem esfregar. A segunda etapa trata os fios. Então, passe o produto delicadamente. Em coloridos, utilize xampus com ativos antioxidantes, que protegem a cor. Finalize com uma boa máscara de tratamento e enxágue bem. Após retirar a umidade das madeixas com uma toalha, empregue um leave-in ativador de cachos. Se optar por uma escova, borrife um protetor térmico”.

Existe tratamento capaz de blindar um cabelo que passou por relaxamento, escova inteligente e tonalizante?
Luciana Vaz, por e-mail
Blindar sugere proteção máxima. Os fios que passaram por processos químicos precisam de cuidados extremos para que não haja grandes perdas na sua estrutura. O tratamento é indicado conforme a intensidade do dano. "Os relaxados pedem linha específica, que deve ser usada diariamente. Isso evita que fiquem danificados por sol, água do mar e da piscina", esclarece o cabeleireiro Carlos Cunha. Mas ele ressalta que em madeixas com progressiva ou tonalizadas é essencial adotar produtos antienvelhecimento, que combatem os radicais livres. O uso diário confere proteção, maleabilidade, maciez e brilho. Os resultados serão ainda melhores se, no salão, a cliente fizer tratamentos semanais, como a plástica capilar.

Fonte: Cabelos&Cia

Nenhum comentário: