quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Mitos e verdades sobre o cabelo


Mensalmente, surgem novos produtos, tendências e tratamentos para o cabelo. Mas não basta ter acesso ou adotar as novidades para ganhar madeixas lindas. Certos procedimentos devem (ou não) ser incorporados nos cuidados dos fios para garantir os bons resultados. Os cabeleireiros Anderson Couto, do salão Majestic, no Rio de Janeiro, Bruno Moura e Ricardo Klen, ambos da Ophicina do Cabelo, também no Rio, explicam os 10 principais mitos e verdades sobre o cabelo. Confira e acerte.

1. Passar talco nos fios ajuda a disfarçar quando o cabelo está oleoso 
Verdade. O antigo truque pode ser usado para resolver o problema momentaneamente. Mas é preciso colocar pouquíssima quantidade de um talco neutro na palma das mãos, passar próximo à raiz e sacudir para tirar o excesso.

2. Aparar as pontas do cabelo dá força para ele crescer
Mito. Cortar as pontas melhora o aspecto dos fios, mas não acelera o crescimento. Os fios crescem a partir do bulbo capilar, que fica na raiz.

3. O uso frequente de coloração pode estragar o cabelo
Verdade. A tintura provoca perda de água e nutrientes, o que leva a um ressecamento da fibra, seguido de enfraquecimento e quebra do cabelo. Daí a necessidade de se fazer hidratações regulares.

4. O cabelo cortado durante a lua crescente ou cheia cresce mais
Mito. Não há nenhuma relação entre as fases da lua e o crescimento dos fios.

5. O estresse provoca queda capilar
Em termos. Quando for intenso e prolongado, o estresse pode sobrecarregar diversos órgãos e aí, sim, ocasionar a queda do cabelo.

6. Usar o mesmo xampu e condicionador por muito tempo vicia o cabelo
Verdade. Os ativos dos cosméticos capilares se acumulam nos fios e os deixam saturados. É fácil notar que isso aconteceu, porque o cabelo fica pesado, opaco, sem balanço, oleoso e, às vezes, com aspecto de sujo, mesmo que a pessoa tenha acabado de lavar a cabeça.

7. Lavar o cabelo diariamente não deixa o couro cabeludo secar
Mito. Não há problema nenhum em lavar diariamente os fios. Apenas o cabelo seco deve ser lavado dia sim, dia não, com xampu hidratante, para não ressecar mais.

8. Água quente estraga o cabelo
Verdade. Quanto menos quente estiver a água, menor prejuízo causará ao cabelo e ao couro cabeludo. O ideal é a água fria, que não resseca e dá brilho. Como no inverno é difícil suportar a baixa temperatura, uma opção é terminar o banho com uma ducha fria nos fios.

9. Não se deve dormir com o cabelo molhado
Verdade. Dormir com os fios úmidos aumenta as chances de seborreia no couro cabeludo e de tornar o cabelo quebradiço.

10. O xampu a seco substitui a lavagem do cabelo
Em termos. Comercializado em pó ou em spray, o xampu a seco tira a oleosidade da raiz e limpa as madeixas sem precisar de água. Mas é indicado apenas quando não dá tempo de lavar os fios.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: