segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Nova geração de xampus anticaspa é multifuncional


Você capricha no penteado, mas quando olha no espelho vê pontinhos brancos na raiz dos cabelos e sobre seus ombros. É a incômoda caspa, resultado de um processo inflamatório que causa a descamação do couro cabeludo. Mas antes de se desesperar, saiba: o problema tem solução! E a boa notícia é que os xampus anticaspa ganharam versões modernas que podem fazer muito mais (e melhor) por suas madeixas, além de eliminar o problema.

Compostos superpoderosos

Com experimentação, os especialistas chegaram a combinações que controlam a descamação sem agredir o couro cabeludo. "Existem fórmulas que fazem uma espécie de peeling no couro. Esse processo pode ser químico, à base de ácido salicílico, ou físico, com o uso de microesferas de polietileno, que, a partir do contato, removem as células, sem machucar", diz Vânia Leite, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia.

Outra ação importante do cosmético é a diminuição da contagem de fungos causadores da caspa. Para isso, são utilizadas substâncias como piritionato de zinco, sulfeto de selênio e piroctoneolamina. Apesar de combater os microorganismos, a coceira e participar do controle na produção de sebo, elas entram nas formulações em quantidade equilibrada, para não ressecar os fios.

Valor agregado

As consumidoras estão cada vez mais exigentes e tratar de um problema sem oferecer um benefício extra, é coisa do passado. "À fórmula foram acrescidas matérias-primas que propiciam um efeito sensorial mais agradável e que também favorecem o cabelo", ressalta. A segmentação é outra tendência. Os produtos anticaspa, agora, respondem à linhas completas.Você escolhe de acordo com seu tipo de cabelo: seco, misto, oleoso, tingido etc.

Conheça a seguir algumas substâncias que compõem as novas fórmulas dos xampus anticaspa e suas funções:

Silicones e polímeros: formam um filme protetor, melhoram a penteabilidade dos cabelos e suavizam a irritabilidade provocada pelos detergentes do xampu.

Gomas quaternizadas: têm efeito hidratante, condicionante e antiestático, que combate o frizz.

Proteínas, vitaminas e minerais: auxiliam na nutrição dos fios, garantindo uma aparência saudável.

Tensoativos tecnológicos: proporcionam uma limpeza profunda, sem agredir o cabelo e o couro cabeludo.

Fragrâncias: os xampus anticaspa do passado tinham aspecto e até cheiro de remédio. Hoje, contém extratos vegetais e fragrâncias que proporcionam um perfume agradável.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: